Controle de vendas: uma prática estratégica para o pequeno varejista

Controle de vendas: uma prática estratégica para o pequeno varejista

O controle de vendas é uma prática fundamental, que está muito além de uma simples contagem do número de vendas

Manter um negócio ativo e próspero, independentemente do segmento, é um verdadeiro desafio. Para isso, é preciso uma boa dose de talento e estratégia, mas, certamente, o primeiro passo, é sempre garantir a saúde financeira do seu empreendimento. E, para isso, é extremamente importante realizar um bom controle de vendas.

Como fazer um controle de vendas estratégico

Gerenciar as vendas não significa apenas fazer a contagem do número de negócios fechados pela empresa ou anotar o número de produtos disponíveis, relacionar com o volume de vendas e ver quanto dinheiro tem no caixa no final do dia. É muito mais do que um simples cálculo.

Envolve o acompanhamento de todas as etapas do processo de vendas, assim como a transação final. Exige conhecimento sobre as transações realizadas, seus valores e datas, além de controlar aquelas perdidas e as previstas.

Além disso, é importante também monitorar os dados de diferentes setores como o de compras ou do seu estoque, reunindo números de exposição, precificação, negociação, forma de entrega e outros itens influentes nesse contexto. Ou seja, é uma junção de fatores complexos e estratégicos, mas que fazem toda diferença no desempenho do seu negócio.

– Controle de estoque

Por exemplo, se algum dia você deixa de relacionar a quantidade de produtos existente no estoque com as suas metas de venda é possível que nunca tenha a performance esperada e não alcance os resultados que desejados. Acompanhar as transações da sua loja e verificar a disponibilidade dos produtos é essencial para manter as contas da loja positivas e fazer com que os produtos girem, sem deixar mercadorias armazenadas por muito tempo.

– Gerenciamento de compras

Outro fator importante é o gerenciamento das compras. O setor de compras deve garantir à empresa tudo aquilo o que for necessário para seu funcionamento adequado, tem função estratégica dentro da organização e está totalmente ligado a gestão de estoque, que armazena os pedidos da área de compras.

Além disso, é responsável por impedir que a empresa sofra quedas em vendas devido a falta de produtos necessários para atender a demanda dos consumidores, e também por evitar problemas como compras desnecessárias e lotação exagerada no armazém ou depósito, fatores que influenciam diretamente no saldo da empresa – afinal, quanto menos desperdícios de estoque e gastos indevidos com compras mal programadas, maior é o aumento da margem de lucro da loja.

Benefícios do controle de vendas

Agora que você já sabe que a gestão de vendas pode ser estratégica para a empresa e que para gerar bons resultados é necessário fazê-la com muita atenção, conheça os benefícios do controle de vendas eficiente:

  1. Gerar mais oportunidades de negócios

O controle de vendas permite que a empresa tenha clareza sobre os esforços necessários para a realização das vendas. Isso permite que seus times atuem focados no que realmente traz resultado, melhorando os números da empresa como um todo. Ao saber o que vende, quando e para quem, a equipe pode se dedicar às melhores oportunidades de negócio, otimizando tempo e recursos.

  1. Melhorar a precificação

Outro benefício do controle de vendas é compor melhor a sua estratégia de precificação. Isso porque quando você conhece o potencial de venda da sua loja passa a entender o cenário em que a empresa está inserida, o poder de compra dos consumidores e também o comportamento e as tomadas de decisões da concorrência. Com isso, consegue definir o melhor preço para o seu produto, sem cobrar muito caro (perdendo vendas) ou muito barato (perdendo margem de lucro).

  1. Maior personalização do atendimento

Outro diferencial de quem realiza o controle de vendas está no aumento do potencial de personalização do atendimento ao consumidor. Ao conhecer as transações da empresa e ter dados atualizados de todo o processo de vendas é possível entender melhor o perfil dos clientes e atender aos desejos de cada consumidor interessado na empresa.

Com isso, você pode ter promoções sazonais, mas também ter seu próprio calendário de ações direcionadas, como, promoções para aniversariantes, para homens, mulheres, descontos por idade, etc.

  1. Otimizar o controle orçamentário

Acompanhar o volume de vendas também melhora o controle financeiro como um todo. Ao controlar todas as transações, é possível avaliar não apenas o passado, mas também as probabilidades de vendas futuras. Com isso, a empresa tem em mãos um relatório geral importantíssimo para avaliar as necessidades orçamentárias da loja.

O plano de vendas ideal para o pequeno varejista

Assim como é necessário realizar o controle diário dos seus resultados de vendas (aliado a um bom gerenciamento de estoque), é importante elaborar um plano de vendas. Ele serve para orientar o empreendedor na hora de determinar as suas estratégias, planejar e gerenciar todas as frentes de negócio, reunindo as técnicas usadas tanto para atender os clientes de forma personalizada quanto para alcançar os objetivos da empresa e metas estabelecidas no plano de marketing.

O plano de vendas ideal é dividido em quatro etapas. A primeira diz respeito ao planejamento do time de vendas, momento em que se determina os objetivos, a estratégia e a estrutura da equipe. Depois, chegamos ao gerenciamento dessa equipe, quando as funções e cotas para cada vendedor são definidas.

Em seguida, a atenção se volta para diferentes elementos do processo de venda, como o atendimento, a pré-venda, a abordagem e o fechamento da venda – essas questões são fundamentais para melhorar as vendas e precisam estar alinhadas com todos do time. E, por fim, o plano de vendas mostra como estabelecer uma boa relação com o cliente, identificando os mecanismos certos para conquistá-los, usando estratégias de marketing, por exemplo.

Com esse projeto desenhado, o controle de vendas entra em campo para validar a sua efetividade. Assim, é possível calcular o sucesso financeiro do seu negócio e ter total confiança no potencial da sua loja no mercado.

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