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É bem comum que, em uma operação de e-commerce, o foco esteja somente no faturamento. A notícia de que a expectativa é que o setor tenha um faturamento de R$ 69 bilhões, crescendo 15% em comparação com o ano de 2017 (segundo dados da ABComm), certamente é animadora.
Mas você sabia que, tão importantes quanto o faturamento em si, existem indicadores que o antecedem e impactam diretamente nos seus resultados? Vamos conhecer cada um deles:
Este indicador mede a quantidade de visitas que você recebe na sua loja virtual. Não confunda as visitas com visitantes únicos, afinal, um visitante pode entrar mais de uma vez na sua página, aumentando os números deste indicador.
Se as visitas são um indicador de volume, a conversão de visitas é um indicador de qualidade. Este indicador pode ser considerado um índice de performance porque, a partir da quantidade de visitas, você pode verificar quantos pedidos foram gerados. Por exemplo: se, a cada 100 visitas que a sua loja virtual recebe, dois pedidos são realizados, você tem uma conversão de visitas de 2%.
A primeira coisa que você precisa saber é que pedido captado não precisa, necessariamente, ser pedido faturado e também não é sinônimo de abandono de carrinho. Os pedidos captados são, sim, finalizados pelos clientes, porém, nem sempre são pagos.
O ticket médio corresponde ao valor médio de todo o pedido. Se o cliente comprar dois, três ou mais produtos e ainda pagar por serviços como frete, instalação e garantia estendida, tudo isso compõe o ticket médio.
O valor captado segue a mesma lógica dos pedidos captados, porém, o seu resultado é medido em reais. Você quanto, em reais, você vende por dia? E lembre-se: não significa, necessariamente, que esses pedidos serão pagos. Por isso, este indicador é bastante importante para avaliar o próximo item, a conversão de pagamento.
Imagine que uma loja vende R$ 10 milhões, mas fatura R$ 5,5 milhões. Se você só olhar só para o faturamento, R$ 5,5 milhões é excelente. Mas, se você olhar os indicadores anteriores, saberá que só está faturando 55% do que poderia. Portanto, ao trabalhar todos os indicadores, é possível aumentar o seu faturamento, podendo manter a mesma quantidade de visitantes, o mesmo investimento em marketing… por isso, é fundamental medir o quanto o quanto você capta em comparação ao quanto fatura.
Chegamos ao sétimo e último (mas não menos importante) indicador de uma plano de e-commerce. Este indicador é responsável por mostrar, de fato, os pedidos pagos, aqueles com notas fiscais emitidas.
Para que você entenda esse encadeamento na prática, desenhamos o seguinte cenário:
Trabalhando para melhorar cada um desses indicadores, nós, do Grupo DCG, podemos ajudá-lo a dobrar o seu faturamento sem precisar dobrar o investimento. Ou seja, você pode alcançar a sua meta sem, necessariamente, pagar mais por isso ou baixar o preço dos seus produtos. Veja um exemplo:
O resultado disso? Um faturamento de R$ 199.920,00, mais do que o dobro do número anterior, e tudo isso sem investir a mais para receber mais visitas, apenas com a gestão correta para movimentar cada um dos indicadores.
Como você pôde perceber, todos esses indicadores estão encadeados, ou seja, um depende do outro e todos levam ao faturamento. E existe um trabalho de gestão que pode melhorar continuamente os seus números.
Para melhorar os seus indicadores também, acompanhe as novidades publicadas no nosso blog e tenha dicas e informações importantes para o seu negócio. Entre em contato com o Grupo DCG, que nós vamos contribuir para a evolução da sua loja virtual.