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Gestão da cozinha: tecnologia reduz desperdícios e aumenta a lucratividade
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Dicas e mais dicas
Além da importante premiação realizada no primeiro dia de evento, onde 25 empresas tiveram a oportunidade de serem reconhecidas pelo Grupo Bittencourt, o evento também trouxe convidados dispostos a ajudar o empreendedor a colocar a mão na massa. Ao longo dos dois dias, não faltaram dicas e boas práticas para desenvolver ainda mais a gestão do seu negócio – seja ele uma grande rede de franquias ou não.
Jean Klaumann, vice-presidente de Operações da Linx, por exemplo, discutiu sobre a transformação digital e como ela afeta a relação entre marcas e consumidores. Apresentando um panorama geral sobre a multi-canalidade, ou “omnichannel”, estratégia que se baseia na busca de uma experiência de compra melhor, mais completa e com menos barreiras entre o meio online e o offline, o executivo apontou como a tangibilização desta prática pode trazer novidades positivas para o seu negócio.
“Pesquisas mostram que não existem mais ‘clusters’ digitais. Todos nós nos tornamos aptos a utilizar o auxílio do meio digital para melhorar sua compra no meio físico. Mais de 70% dos consumidores não saem de casa sem antes ter feito uma pesquisa prévia buscando referências de qualidade do produto que pretende comprar”, afirma Klaumann.
Por isso, o executivo da Linx defende que o uso dessas novas tecnologias deva ser bem realizado pelos empreendedores. “É sobre assertividade, dados e big data que se fala hoje em dia. Estabelecer um relacionamento assertivo e individualizado com o cliente. Eliminar o spam. Quem gera conveniência também gera fidelização. “
Graciela Kumruian, COO da Netshoes, também reforçou a questão do uso da multi-canalidade para expandir a sua operação. Para ilustrar sua palestra, levou o case da Shoestock, loja de calçados que chegou a fechar antes de ser adquirida e relançada pela Netshoes. Aliando diferentes modelos de vendas, inaugurou a primeira unidade física do grupo há menos de um ano. No ponto físico, é possível comprar online, retirar seu produto, experimentar, adquirir pelo site e receber em casa, etc. O objetivo é implantar a multi-canalidade na prática com o modelo. “Experiência omnichannel, integrando online e físico de maneira completa. Buscamos tecnologia para isso e já vemos o resultado positivo. “
Outro exemplo de empresa que viu a chegada das novas tecnologias e precisou se adaptar foi a Porto Seguro, representada por Bruno Garfinkel na edição do fórum de 2017. O executivo contou a história da gigante seguradora, com receita na ordem dos R$ 16 bilhões e mais de 15 mil funcionários, mostrando como este novo mundo digital está sendo importante para a Porto Seguro não ficar parada. Garfinkel cita um mantra familiar para exemplificar o conceito da empresa: “Faz logo, erra logo, conserta logo. “ Dentro disso, criaram a Oxigênio, uma aceleradora de startups da própria Porto Seguro responsável pelo incentivo ao empreendedorismo desenvolvedor de produtos e serviços. “A inovação não depende só de fechar ou não a conta, mas de pensar o mundo que estamos vivendo. “