Varejo
O novo espaço para postos bandeira branca no mercado de combustíveis
Samuel Carvalho, gerente de Produto e Inovação O mercado de combustível brasileiro está em mutação. Questões como privatizações, fim de
Os produtos que você está acostumado a trabalhar em sua loja física, nem sempre é o que funcionará para sua loja virtual.
Claro, aplicar todo know-how que você adquiriu por empreender em meio físico serão muito bem-vindos, mas não se pode esquecer que os clientes que chegarão até seu negócio nem sempre tem o mesmo perfil que os que visitam sua loja física.
Lembre-se que fatores como localização geográfica e comportamento cultural não tem um peso tão grande na internet, por isso o mix de produtos preferivelmente deve conter itens que tenham fama e sejam bem vendidos no seu negócio, além de uma lista mais abrangente ou mais limitada dependendo da estratégia adotada.
Parece uma parte fácil, uma ação quase orgânica, mas não é. É bastante comum que lojas físicas tradicionais têm dificuldade com a parte de canais quando seu negócio se torna também online.
A causa é fácil, mas complicada de resolver. Os vendedores de lojas físicas recebem bônus por cada venda feita, além de poder utilizar-se da proximidade com o cliente, mas quando o negócio é expandido para o meio digital, nada do que é comprado online gera algum tipo de comissão.
Desta forma, por que seu vendedor gostaria que o consumidor comprasse pela internet?
Não é maldade dos seus funcionários, mas para ser um bom chefe é preciso olhar pela ótica deles. Sabotar o online vira uma causa de sobrevivência na corrida de manter o emprego.
Você precisa da forma dos vendedores nesse momento, por isso, explique a necessidade da modernização online do seu negócio e busque em conjunto uma forma de fazer dar certo.
Imagine as características que você faz questão que tenham na sua loja. Leve em consideração as fotos, descrições dos produtos e os mínimos detalhes possíveis na hora da escolha da sua plataforma.
Analise todas as propostas disponíveis no mercado e escolha a que mais se adapta às suas necessidades, levando em consideração funcionalidade, help desk e benefícios, por exemplo.
Você teve todo um trabalho e dinheiro gastos no empreendimento online e não divulgou sua nova loja virtual, isso pode matar seus planos.
Prepare-se para não se esconder, faça boas peças de e-mail marketing, mala direta e guarde uma quantia para experimentar a divulgação de links patrocinados e redes sociais, por exemplo.
Você já decidiu o que vender, já tem apoio dos seus colaboradores, portanto agora é hora de começar de fato a vender.
Se puder, contrate um fotógrafo para fazer suas fotos profissionalmente, tratadas e com boa resolução. Se suas fotos tiveram alguma identidade de marca ou um logo, isso impedirá que suas imagens sejam usadas.
Como empreendedor de loja física, a entrega não era uma preocupação para você. Mas, prepare-se, pois, para uma loja virtual será necessário um esquema infalível de logística para não deixar seus clientes insatisfeitos.
Defina que tipo de embalagens, tamanhos e materiais serão usados para envio de produtos no seu negócio.
Por ter uma loja física, considere a opção de ofertar ao consumidor a entrega no seu espaço físico, essa alternativa é bastante interessante economicamente para ambas as partes.
Não pense que após todo o planejamento a sua loja virtual vai simplesmente deslanchar sozinha. Será normal passar por dificuldades, altos e baixos e tudo isso requer atenção, empenho e ideias para passar pelos maus momentos. Não pense em desistir nas primeiras dificuldades, os primeiros obstáculos apenas te deixarão mais preparado para lucros muito maiores.
Quer montar uma loja virtual?