Farmácias e drogarias
Chatbot, um importante aliado para o segmento de Auto
Você já se perguntou quanto vale o tempo do seu cliente? Se ainda não, é bom começar a se questionar!
Conheça as melhores dicas para encantar os consumidores e ter sucesso nas vendas
Saiba como preparar a sua loja com antecedência para vender ainda mais no Dia das Crianças
O Dia das Crianças é uma das datas mais importantes do comércio varejista. De acordo com dados da pesquisa Boa Vista SCPC, realizada pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito, as vendas no período aumentaram 2,2% em 2018 quando comparadas a 2017. Somente nas vendas online, o Brasil faturou R$ 1,82 bilhão em 2018, crescendo 5%, superando os 4% de crescimento do ano anterior, segundo um levantamento da Ebit/Nielsen.
Além disso, é preciso lembrar que essa é a principal celebração que antecede o Natal, uma data comemorativa que também movimenta a compra de brinquedos, roupas e calçados para crianças. Por isso, é imprescindível preparar o seu negócio para receber os consumidores e estar atento a todos as estratégias que podem levá-lo ao aumento do faturamento. A seguir, confira as dicas da Linx e tenha sucesso nos negócios:
Faça um bom planejamento e controle de estoque
Uma das principais iniciativas para aumentar os lucros da sua loja no Dia das Crianças e vender além do esperado é planejar-se. O primeiro passo é classificar quais produtos são mais procurados na data. Segundo um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), roupas e calçados (38%), bonecas (37%), aviões e carrinhos de brinquedo (21%) lideraram as intenções de compra em 2018.
O segundo passo é priorizar esse portfólio na hora de montar as suas ofertas. Para isso, é preciso preparar o seu estoque. Ou seja, pelo menos dois meses antes, verifique a quantidade de produtos disponíveis dentro dessas categorias (e outros que são considerados coringas e sempre vendem bem em qualquer época do ano).
Depois, faça uma análise prevendo a disponibilidade para a data e também procure avaliar aqueles produtos que estão em grande quantidade no estoque. A ideia é que, com antecedência, você identifique quais mercadorias precisa receber e quais produtos estão parados no estoque que poderiam fazer parte de uma promoção especial para gerar rotatividade.
Além disso, esse tempo também serve para não deixar nenhum consumidor na mão. E aqui nos referimos tanto àqueles mais organizados, que fazem as compras de Dia das Crianças um mês antes, quanto àqueles que poucos dias antes da data ainda não decidiram qual presente comprar.
Ainda neste cenário, outro fator essencial é estar atento à disponibilidade de produtos na sua loja online. Se você já trabalha com um sistema omnichannel, é possível ter mais tranquilidade para gerenciar os pedidos feitos com antecedência, sem prejudicar o estoque de produtos do seu negócio.
Crie campanhas e promoções eficientes
Outra dica importante é promover os produtos certos para as pessoas corretas, e fazer isso no momento mais adequado dentro da jornada de compra de cada um. Estamos falando do papel dos profissionais de vendas e marketing que, em datas comemorativas, como o Dia das Crianças, precisam estar atentos a todas as movimentações dos consumidores para ampliar as possibilidades de venda da empresa.
Com base no histórico de compras da loja no ano anterior, verifique a saída de produtos no mesmo período para saber quais itens tiverem melhor desempenho durante a data. Assim, é possível não só criar campanhas que atendam às expectativas de antigos clientes, mas aumentar as chances de venda e promover os produtos certos para os novos compradores.
Além disso, é importante lembrar que você não está fazendo campanhas e ações nos canais digitais somente para as crianças, afinal, quem costuma tomar a decisão da compra são os adultos. Portanto, de nada adianta apenas fazer as peças de divulgação mais chamativas e interessantes para o público jovem. É preciso destacar as promoções com menor preço e conquistar o coração dos pais e parentes que vão finalizar essa compra.
Oferecer descontos especiais, realizar ações personalizadas nas mídias sociais e nos canais de relacionamento pode ser uma ótima solução para isso. Use estratégias de remarketing para identificar aqueles que já visitaram o seu site, mas ainda não finalizaram a compra, oferecendo anúncios enquanto eles navegam na web com mais frequência.
Da mesma forma, explore o seu mailing de clientes e, depois de verificar o seu histórico de compras, ofereça por e-mail marketing aqueles produtos que podem ser complementares à sua última aquisição. Aqui, você pode adotar um layout mais divertida, gerando engajamento com a data.
Para aqueles que estão procurando com antecedência algum produto na loja online, você pode oferecer frete grátis a partir de um valor mínimo de compra. Outra maneira é usar canais como Facebook, Instagram e até mesmo Google para anunciar e alcançar os consumidores certos para o seu negócio. E não esqueça de oferecer brindes, agradando as crianças na saída da loja.
Aproveite a data para alavancar o seu negócio
Como falamos, além de conquistar as crianças, você deve estar atento a essa oportunidade para alavancar ainda mais as vendas do seu negócio, destacando produtos que podem chamar a atenção dos pais, inclusive em outras datas especiais ao longo do ano. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas e atende a todos os públicos, então, não deixe de colocar algumas peças em promoção e, com isso, procurar aumentar o ticket médio na data.
Mais uma estratégia para alavancar as vendas do seu negócio é ampliar o ponto de contato com o consumidor e passar a vender em marketplace também. No Dia das Crianças, expor produtos nos sites das grandes redes varejistas permite que os seus produtos sejam vistos por mais pessoas, e muitos consumidores dão preferência para esses canais pelas ofertas de múltiplos meios de pagamento e pela variedade de portfólio.
Aposte no visual e no bom atendimento
O Dia das Crianças é uma das datas comemorativas que mais exige uma decoração elaborada e personalizada. Sendo assim, procure chamar a atenção das crianças para a loja com balões, vitrines criativas e personagens infantis favoritos da atualidade estampados em banners, promova experiências convidando as crianças a participar de jogos, monte salas de recreação, enfim, são diversas possibilidades. Use a sua criatividade e não deixe nenhum possível cliente escapar.
Além disso, lembre-se: atualmente, o consumidor não enxerga fronteiras entre o varejo físico e o digital. Nesse caso, é importante manter a mesma linguagem visual em todos os pontos de venda, explorar o colorido também nas campanhas de mídias sociais e ainda oferecer um bom atendimento, com agilidade e eficiência tanto na loja quanto no SAC ou até mesmo pelo chat.
Conheça as soluções da Linx e tenha mais facilidade para preparar a sua loja para o Dia das Crianças.