Transformação Digital
Vamos desligar o varejo?
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Confira:
Avalie seu estoque
Começando pelo estoque, é preciso começar a abastecê-lo pelo menos três meses antes do período não só para não perder uma venda por falta de produto, mas também para conseguir negociar preços com os seus fornecedores com mais calma. Lembre-se que, durante o Dia das Mães, algumas das suas ofertas podem atrair muito a atenção dos clientes, até mais do que esperado. Portanto, se você não fizer uma avaliação do seu estoque com antecedência, é possível que alguns consumidores se deparem com itens indisponíveis, ficando frustrados com a experiência de compra proporcionada pela sua marca.
Neste contexto, avalie as suas vendas dos últimos anos nesse período, verifique os itens armazenados, procure por novidades que estejam de acordo com o seu público-alvo. Com base nesses dados, estime as vendas esperadas para 2019 e só então faça o seu pedido. Sendo assim, antes mesmo de entrar em contato com os seus fornecedores, é importante avaliar aspectos como:
Use e abuse das promoções
Obviamente, você deve usar esse período como um motivo extra para criar uma promoção vinculada à data. E o primeiro passo é decidir quanto tempo a sua loja virtual disponibilizará preços e condições especiais para o Dia das Mães.
Além disso, determine a abrangência da estratégia: todos os produtos serão contemplados? Ou você limitará os descontos a apenas alguns itens? Uma boa forma de explorar essa estratégia é definindo faixas de descontos. Ou seja, para itens mais caros, a faixa de abatimento pode ser maior.
Por exemplo: você pode oferecer uma redução de 30% no valor de produtos como TVs e smartphones, enquanto que, no caso de peças como secador de cabelo, o desconto seria de 10% em função do seu preço inferior. Seja como for, avalie cada possibilidade com cuidado para não sair no prejuízo.
E se possível, ofereça frete grátis. Afinal, os clientes estão aproveitando as promoções de Dia das Mães para pagar menos, e de nada adianta oferecer frete a preços exorbitantes. Uma boa dica para não sair no prejuízo é estipular um valor mínimo de compra como condição. Além disso, negocie com as suas transportadoras parceiras e procure proporcionar a melhor experiência de compra aos clientes.
Disponibilize múltiplos canais
No Dia das Mães, você precisa estar preparado para atender e vender para clientes que já não enxergam barreiras entre online e offline. Portanto, prepare-se para permitir, por exemplo, que os consumidores comprem pelo site e retirem o produto na loja, ou disponibilize totens para pesquisa e autoatendimento na loja física. Além disso, não abra mão dos dispositivos móveis.
A Análise do E-commerce no Mundo, estudo realizado pela Criteo com base na opinião de mais de 5 mil varejistas em mais de 80 países, apontou que, no segundo trimestre de 2018, para os varejistas que promovem ativamente os seus apps de compras, as transações mobile representaram 65% de todas as suas vendas, 30% a mais do que no ano anterior.
Organize a sua vitrine
O layout do seu e-commerce impacta, e muito, nas suas vendas. A navegação deve ser fácil, amigável, e os produtos devem apresentar o máximo de fotos e informações possíveis para ajudar na decisão de compra do consumidor.
Junto a isso, como falamos, as vendas por dispositivos vêm crescendo significativamente. Sendo assim, leve em consideração a adaptação da sua loja online para a visualização neste formato. E, claro, mantenha a sua vitrine virtual sempre atualizada, com destaque para as promoções mais chamativas e os produtos mais procurados no período.
Pense no pós-venda
Ao conquistar clientes neste período, é preciso trabalhar para fidelizá-los ao longo do ano todo. Afinal, o Dia das Mães acontece todos os anos. Isso sem falar nas outras datas comemorativas que também são sinônimo de faturamento para o seu e-commerce.
Portanto, tenha em mente que a venda não acaba quando o processo de compra é finalizado. Manter contato com os consumidores é essencial para construir uma relação com eles.
Após a entrega, procure saber qual é a opinião deles em relação à sua loja. Ou seja: ouça o seu cliente, troque mensagens com ele e, principalmente, ofereça vários canais de atendimento (online e offline) para que ele escolha quando e como deseja se comunicar com a sua marca.
Como você pôde perceber, o Dia das Mães está entre as datas mais importantes do ano para aumentar as vendas no e-commerce. E a sua loja virtual precisa estar preparada para conquistar mais clientes, aproveitando o período para alavancar as vendas.