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A Black Friday é a 2ª data mais importante para o varejo, perdendo apenas para o Natal. Em 2019 ela acontecerá na sexta-feira, 29 de Novembro, e é esperada uma movimentação de mais de R$ 3 bilhões. E, segundo pesquisa da Provokers, cerca de 31% das pessoas que participaram da Black Friday em 2017 aproveitaram oportunidades off-line na categoria alimentação e, claro, seu restaurante não pode ficar de fora dessa!
Os clientes esperam ansiosamente por essa data, acreditando que vão adquirir produtos com uma ótima relação custo-benefício. A percepção de escassez é o motivo por trás do sucesso desta data, afinal, a Black Friday gera um estímulo impulsivo para aproveitar as ofertas excepcionais de curta duração.
Nesse contexto, é fundamental traçar estratégias comerciais que realmente despertem o interesse do público. Se apropriar deste momento potencializa os resultados do seu restaurante conquistando novos clientes, tornando sua marca mais conhecida e aumentando o faturamento do seu negócio.
O novo consumidor é exigente e cauteloso, por isso é muito importante deixar claro o que você está oferecendo e fazer isso com antecedência para ele ter tempo de avaliar sua promoção.
Proporcione descontos reais e relevantes, escolha seus melhores produtos com alta saída ou com margem mais alta para oferecer descontos especiais.
Após definir suas ofertas da Black Friday, você precisa garantir que seu estoque estará abastecido, podendo traçar uma estratégia com seu fornecedor para também oferecer descontos ou condições especiais para você por conta do maior volume.
Chame a atenção dos seus consumidores, eles precisam saber que o seu restaurante está participando da Black Friday.
Promova suas ofertas pela internet, seja por e-mail, WhatsApp, redes sociais ou Google Ads, mas sem se esquecer das mídias off-line, como por exemplo faixas, outdoors, flyers e banners, que costumam ser boas opções para este momento. Estabeleça um cronograma de envio de materiais de publicidade, pois divulgar com antecedência e frequência adequada são primordiais para atingir resultados expressivos.
Participar da Black Friday é uma vitrine única para seu restaurante e a experiência que você proporciona aos seus consumidores neste período é crucial para garantir a fidelidade futura deles. Para atingir este objetivo, você precisa de um time motivado e que entende a importância do momento.
Seja criativo, fale com o seu time e colete sugestões do que pode ser feito para oferecer a melhor experiência para seu cliente. As opções são infinitas. Aqui vamos citar algumas possibilidades:
Aumente o engajamento e o alcance das suas mídias sociais para que mais pessoas sejam impactadas por suas ofertas imperdíveis.
Atualize as fotos de perfil e capa nas suas redes sociais com imagens de apelo à Black Friday, faça um sorteio extraordinário para aqueles que curtirem, compartilharem e marcarem amigos em seu Instagram ou Facebook. Isto faz com que o alcance do seu conteúdo cresça de forma orgânica, garantindo que seja visto por muito mais pessoas.
Espera-se um aumento de 30% a 50% no consumo das pessoas nas plataformas de delivery nesta Black Friday, pois além dos descontos oferecidos pelos estabelecimentos, os marketplaces também irão oferecer promoções especiais.
Aplique descontos nos principais pratos do seu restaurante ou em itens adicionais, monte combos especiais para atender a família inteira e entregue uma experiência inesperada e inesquecível. Alguns exemplos de ações que costumam ter sucesso são: oferecer brindes, distribuir vouchers para próximas compras ou desenvolver uma embalagem diferenciada para se destacar e proporcionar uma surpresa agradável.
Para o período da noite, incentive seu cliente a consumir produtos complementares e mais rebuscados. Você pode ofertar produtos a preços simbólicos como, por exemplo, todas as entradas por apenas R$5. Outras opções são elaborar combos do tipo “compre 1 drink e o 2º sai de graça” ou oferecer 50% de desconto em todas as sobremesas.
Tire um tempo para estruturar e planejar sua Black Friday, pois é evidente a mudança de comportamento das pessoas, que desejam ser impactadas com experiências únicas e ficam mais propícias a gastar. Defina sua estratégia, selecione os itens do seu cardápio que serão oferecidos, garanta estoque, divulgue com antecedência suas promoções e descontos, e incentive seu time a participar deste momento único. Esta é uma oportunidade para fazer diferente, se destacar, trazer novos clientes, tornar sua marca mais conhecida ou, até mesmo, reconhecida e aumentar o faturamento do seu restaurante.
Boas Vendas \o/