Como organizar a logística das lojas virtuais e físicas?

Como organizar a logística das lojas virtuais e físicas?

Para ter um e-commerce que gere o retorno esperado, é necessário um cuidado especial com o fluxo logístico das lojas virtuais e físicas.
É necessário antes de mais nada um estudo minucioso e bem delimitado que envolverá todas as operações do seu negócio para que, o resultado seja clientes satisfeitos que recebem o que precisam e quando precisam.
Pensando nisso, para ajudar na elaboração e melhoria da sua estratégia de negócio, preparamos 5 dicas para o processo logístico do seu e-commerce:

Planeje previamente

É extremamente necessário que seja feito previamente para que toda logística saia como esperado.

Para iniciar seu planejamento, procure conhecer e identificar cada passo que será necessário a curto, médio e longo prazo.

Mensure as etapas da operação como atendimento, estoque, envios realizados e pense no fluxo logístico de cada um deles.

Pense no cliente em potencial

Quando pensamos em fluxo, devemos levar em consideração a importância do cliente nesse processo, afinal ele é o responsável por fazer seu e-commerce existir.
Lembre-se que a compra online normalmente causa insegurança ao consumidor, e que para isso, é necessário que ele sinta total segurança na sua loja virtual.
Organize seu fluxo para entregar informações verdadeiras e precisas sobre, por exemplo, prazo de entrega, disponibilidade de produtos, política de devoluções, reclamações ou troca.

Estude a logística reversa para seu negócio

Sua loja virtual precisa levar em consideração a logística reversa dentro do fluxo.
A logística reversa para os e-commerces nada mais é do que o ciclo das embalagens dos produtos do seu negócio.
A ideia é praticar o retorno até a sua loja novamente para reaproveitamento, ou quando não é possível, destiná-las a locais de reciclagem.
Com a medida de logística reversa, seu negócio pode reduzir os custos com matéria-prima de embalagens ou invólucro de produtos, por adotar uma postura ambiental ganha mais satisfação dos clientes, além de cumprir legislação ambiental.

Tudo isso porque as trocas, devoluções e erros da expedição são mais frequentes para compras online do que as realizadas em lojas físicas.

Mas, para implementá-la considere estruturar primeiro toda o fluxo do seu e-commerce para entender como realizar trocas e devoluções em um tempo cada vez menor.
Não esqueça que a estruturação independentemente da operação é indispensável para o seu negócio!

O operador logístico é mais importante

No processo logístico da sua loja virtual, será necessário para a organização das entregas, um operador logístico.

Na maioria dos casos, sua opção pode ser os Correios ou uma transportadora, mas para essa importante decisão, é preciso considerar alguns pontos como o fluxo de vendas do seu e-commerce e a dimensão dos produtos que serão vendidos, por exemplo.

Quanto maior forem os números, mais precisamente você terá que recorrer a uma transportadora para as entregas, mas se sua loja realiza um grande número de vendas, talvez um pacote com os Correios seja mais atrativo.

Conheça melhor os softwares específicos

Estruturar um fluxo do seu e-commerce significa ter controle sobre o que você vende e recebe, controle de estoque e entregas e retornos.
Desta forma, o uso de um software especializado para centralizar tudo o que você precisa saber sobre seu negócio é interessante para conseguir ter um fluxo mais eficiente e preciso.
Para ajudar você a entender e ter todas as informações necessárias de forma fácil e rápida, a Linx tem a solução perfeita para você.

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