Transformação Digital
Vamos desligar o varejo?
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Imagine a seguinte situação: você está navegando pela internet e se depara com um banner muito atraente com os dizeres “tudo com 80% de desconto”. Você clica e chega a uma loja online. Rapidamente você passa os olhos em todos os cantos do seu campo de visão e não enxerga os produtos com o desconto referido, nem a área de promoções. Você desce o scroll da página até o fim e encontra com dificuldade um botão bem pequeno direcionando para a promoção.
Ao clicar nesse botão, você é direcionado para uma página que imediatamente solicita o seu cadastro. Espera! Você só queria ver os itens que estavam em promoção. Por que estão solicitando o seu cadastro antes de você ver o que está com desconto? Por que o botão era tão pequeno e estava no fim da página?
Essa é uma situação que exemplifica bem uma loja online que foi construída sem as noções e premissas do UX Design, que em português significa Design para Experiência do Usuário. Continue lendo nosso post e saiba como melhorara experiência dos usuários da sua loja virtual e, com isso, vender mais!
O UX Design abrange todos os aspectos da interação do usuário com a sua empresa, a sua marca, os seus serviços e os seus produtos. O objetivo do UX Design é tornar o contato do consumidor com a sua marca ou empresa algo inesquecível, eficaz e efetivo.
Um excelente UX Design atende as necessidades do usuário e/ou consumidor, transformando o contato dele com a sua loja online em uma boa experiência. Para isso são usados elementos visuais, uma boa diagramação e uma arquitetura de informações que juntos alcancem o que usuário espera.
Engana-se quem pensa que o UX Design é uma tarefa exclusiva de quem faz o layout. Este é um processo que envolve todos os times de uma equipe digital: planejamento, programação, redação, gerência de projeto e os demais envolvidos no marketing digital da sua loja virtual. Além de alcançar o que o usuário deseja, o UX Design torna-se uma prática constante de teste para analisar o que, de fato, é ou não efetivo para colaborar com a boa experiência do usuário no e-commerce.
As marcas que estão realmente preocupadas com o seu posicionamento nas buscas e com o feedback positivo dos seus consumidores, deixaram de encarar o UX Design apenas como uma parte do processo de criação e manutenção de seus sites de e-commerce. O Google decidiu priorizar em seu ranqueamento de resultados a boa experiência dos usuários nos sites. Além de conteúdos relevantes, o Google valoriza também uma experiência positiva de navegação.
Pelo fato do Google considerar também a boa linkagem interna dos sites, o baixo tempo de carregamento e a interface adaptável aos tamanhos de telas e tipos de dispositivos, o UX Design está sendo considerado o novo SEO.
E como você pode aplicar o UX Design na sua loja virtual para melhorar a experiência de compra dos seus consumidores? Separamos algumas dicas para te ajudar:
Simplifique o checkout
Quanto mais cliques e passos o consumidor precisar para finalizar uma compra, maiores serão as chances dele abandonar o carrinho e desistir. Deixe a área de checkout intuitiva e apenas com as informações realmente necessárias para o consumidor informar. Evite muitos passos, excesso de telas e simplifique a navegação. O foco é melhorar a experiência do seu consumidor do início ao fim para que ele volte a comprar com você.
Não dificulte o pagamento
Limitar o consumidor a poucas formas de pagamento não é uma boa ideia para se aplicar em uma loja online, pois basta um ou dois cliques para ele buscar outras formas de adquirir esse produto com o seu concorrente.
Invista em conteúdo relevante
Os textos produzidos para a sua loja online devem seguir as práticas SEO para melhorar o ranqueamento no Google e, assim, fazer com que os consumidores encontrem o seu e-commerce facilmente. Além disso, fuja daquelas especificações básicas que os fabricantes mandam para você e passe a produzir conteúdo relevante para os seus consumidores.
Fique atento ao estoque da sua loja
Se o produto está à venda e o consumidor conseguiu comprar, ele deseja receber a compra em casa. Isso pode parecer óbvio, mas quando o gestor da loja online não possui domínio ou compromisso com o estoque, isso pode acarretar em dor de cabeça para ambas as partes. Trabalhar com peças únicas ou que necessitem de importação é um tanto arriscado.
Informe ao cliente onde o pedido dele está
Não basta informar o prazo de entrega. Muitos agentes de logística fornecem informações sobre a localização do pedido. Proporcione ao seu consumidor aquele prazer imenso de ler “saiu para entrega no destinatário” e evite a ocupação desnecessária do seu atendimento com assuntos como a localização de pedido.
Ofereça um bom atendimento
Ninguém gosta de esperar e muito menos ser mal tratado ou receber respostas evasivas. O seu time de atendimento deve se fazer presente em diversos meios como o telefone, e-mail e as redes sociais. Além da cordialidade, as respostas completas e objetivas são mais assertivas. E quando você trata o cliente com a educação e a intimidade necessária, ele passa a se tornar um grande agente de divulgação da sua marca.
Tenha um site mobile
Você sabia que o celular passou a ser o meio de maior acesso à internet no Brasil? Isso significa que se o seu site não tiver uma versão mobile você perderá possíveis consumidores. É essencial atualmente ter um site mobile intuitivo, com performance de carregamento e com layout otimizado.