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A visibilidade online se tornou fundamental para as empresas que almejam sucesso. Estar no mundo digital deixou de ser uma opção há muito tempo e, agora, é obrigatoriedade para qualquer empresa que realmente quer crescer. Estar na internet, no entanto, vai muito além de simplesmente ter um site com algumas poucas informações – é preciso saber se relacionar com os seus clientes e fazer a sua marca aparecer fortemente nos meios digitais. Para isso, é preciso criar algumas estratégias para se tornar referência e aumentar o share of mind da marca.
Um dos passos fundamentais para aumentar a visibilidade online da sua empresa é o investimento no relacionamento. Entenda que muito mudou no mercado e que, por isso, as pessoas têm valorizado cada vez mais o relacionamento direto e transparente.
As redes sociais se tornaram plataformas de relacionamento: os usuários conseguem se comunicar com a marca de forma direta e prática, falando sobre as suas experiências, solicitando ajuda em momentos de dificuldade de utilização de produtos ou serviços e, até mesmo, para fazer reclamações.
Um dos pontos mais notáveis dessas plataformas é que elas têm servido para criar uma imagem da empresa. Por exemplo, os usuários têm preferido empresas e produtos que possuem reviews de outros clientes. Quanto melhor o seu relacionamento com os clientes nas páginas, mais fácil é estimular posts positivos e influências de consumo para prospects.
Ainda nas redes sociais, uma estratégia interessante é criar campanhas de posts patrocinados. Pegue os posts chave que realmente representam um assunto interessante dos seus usuários e patrocine para que a publicação realmente tenha um maior alcance. Isso poderá aumentar a visibilidade da sua empresa porque quanto mais pessoas verem sua publicação, mais pessoas vão interagir com ela, e o seu alcance final será maior.
É interessante encontrar sites e blogs parceiros que realmente possuem um público semelhante ao seu, mas que não sejam concorrentes. Isso ajuda a alcançar uma parcela do mercado que talvez você ainda não tenha alcançado. Trabalhem conteúdos nos blogs como guest post, no qual uma empresa posta um artigo na outra, atingindo seus respectivos públicos.
Uma outra forma de aumentar a influência com parceiros é criar materiais ricos juntos. Por exemplo, crie um ebook com um assunto que as duas empresas têm domínio, ou dê um webinar ou um curso gratuito. Esse tipo de ação tende a ter mais interação, pois muitos se interessam, ajudando, inclusive, na hora de gerar mais leads qualificados para as empresas.
Invista em educar o seu público através de conteúdo relevante para as suas personas. Faça uma análise do seu público e descubra quais são as maiores dificuldades que ele tem tido, e trabalhe conteúdos em cima dessas questões. O foco aqui é tentar resolver todas as dúvidas dos clientes em conteúdos, sendo eles artigos, ebooks, infográficos ou vídeos, por exemplo. Quanto melhor e mais relevante o conteúdo, mais sua empresa se propaga no mundo virtual – o compartilhamento de conteúdos será a chave para aumentar a sua visibilidade.
Isso é importante porque também reflete as mudanças do mercado. A Hubspot diz que os clientes não querem mais ser “comprados” ou apenas induzidos à aquisição de algum produto ou serviço, eles querem ser educados para entender quais são as opções disponíveis no mercado e tomar uma decisão bem precisa.
Investir em estratégias de links patrocinados aumenta a visibilidade da sua empresa porque atinge diretamente aquelas pessoas que já estão com intenção de compra, por exemplo. Crie campanhas para convidar a pessoa a visitar sua loja virtual ou o seu site. Esses anúncios podem ser veiculados nos mecanismos de busca ou em sites parceiros do Google com público semelhante ao seu.
Nas redes sociais, crie campanhas e promoções que estimulem a interação – seja compartilhando de uma foto, contando uma história ou marcando amigos. Tudo isso fará com que o seu público se engaje mais com as publicações e, quanto maior o engajamento, mais pessoas terão contato com o que a sua empresa está publicando, aumentando, assim, sua visibilidade digital.
Ter visibilidade apenas não é o suficiente para ter sucesso. A visibilidade precisa ser em um grupo de pessoas que realmente estão dentro do que você considera seu público ideal. Por isso, estruture suas personas e encontre o máximo de informações sobre elas, sobre dificuldades, objetivos, objeções, preferências, hobbies etc. Ter esse foco bem definido ajudará a ter visibilidade dentro do grupo que realmente interessa à sua empresa.
O pós-venda é uma forma de aumentar a visibilidade do seu negócio também. Quanto melhor o pós-venda, mais as pessoas comentam a respeito do bom trabalho realizado pela sua empresa. Tenha uma estratégia de pós-venda bem definida e estimule a prática dentro da sua empresa. Ajude seus colaboradores a realizarem um bom trabalho e tornar sua empresa referência no mercado.
A ideia de ter um bom CRM de suporte para melhorar as vendas é fundamental. Isso pode ajudar da seguinte forma: o cliente atual não quer ser mais um, ele quer ser importante e relevante para a sua empresa. Por isso, se você tem um bom CRM e consegue concentrar informações relevantes naquela plataforma, é possível criar ações personalizadas para cada pessoa, tornando a ação ainda mais pessoal e estimulando que, positivamente surpresas, as pessoas comentem entre si sobre o quanto a empresa é realmente atenta aos clientes.
Um outro ponto para manter a visibilidade é ficar de olho nas atualizações do mercado. Isso acontece porque é preciso entender o que tem sido conversado, como as pessoas têm se posicionado e como anda o mercado e suas preferências. Com base nisso, você conseguirá investir no momento, aumentando o engajamento das pessoas e reforçando a marca e seu posicionamento.
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