Como fazer o planejamento estratégico na loja virtual ser um sucesso?

Como fazer o planejamento estratégico na loja virtual ser um sucesso?

Você escolheu empreender online e isso é ótimo! Mas, desenvolver uma loja virtual requer muito planejamento estratégico e, para que seu plano saia como o esperado e seja um sucesso, é necessário foco, artimanha de mercado e metas para alcançar seu objetivo.
Como é de se esperar, nada que é feito em um impulso tem a tendência de fracassar, por isso o planejamento é tão importante para o seu novo negócio. Para o empreendedor, pensar em todas as etapas, facilita a gestão e também, torna possível analisar o todo.
O setor de e-commerce continua com um crescimento expressivo, só no primeiro semestre de 2017, o comércio eletrônico somou R$ 21 bilhões segundo dados da WebShoppers, com um crescimento de 7,5% em relação ao mesmo período em 2016.

Mas, mesmo com dados bastante positivos, muitos e-commerces se veem em crise ou até pior, acabam fechando. Isso porque grande parte desses negócios não foram preparados e pensados estrategicamente para um momento de recessão econômica ou para até qualquer deslize do dia a dia.

Para que você consiga iniciar sua loja virtual com o pé direito, a Linx preparou um conteúdo que vai te ajudar a concretizar seu sonho de empreender online com planejamento e do jeito certo:

O dinheiro e o planejamento estratégico

Independente de física ou virtual, seu negócio precisa contar com um orçamento estratégico, ou seja, todas as fases do seu e-commerce devem ser possivelmente calculadas. Caso isso não aconteça, o empreendedor já pode ter problemas ao estruturar sua loja virtual.
Por exemplo, é extremamente necessário que seu plano estratégico seja bastante abrangente como qual o máximo você insistirá nas suas campanhas, suas táticas e operações que serão necessários no seu e-commerce.
Logo após o processo de estratégia para o agora, os gastos e investimentos para o futuro devem ser levados em conta. Programe-se!

A plataforma é o coração do seu e-commerce!

Falar sobre plataforma de e-commerce para o empreendedor que está pensando em montar seu negócio normalmente gera confusão.
A plataforma é o coração da sua loja virtual e é necessário na etapa de desenvolvimento encontrar uma ferramenta que supra suas necessidades como a parte administrativa e as expansões que você deseja ter no futuro dependendo do crescimento do seu empreendimento.
Existem variados tipos de plataformas, as mais comuns são as alugadas e as open source. O que determinará isso serão suas necessidades, vantagens oferecidas pela ferramenta e claro, orçamento que você deverá comparar uma a uma.

Defina suas metas

Um planejamento não é planejamento se você não traça metas e objetivos, deve estar claro onde sua ambição pode levar seu e-commerce. Muitos empreendedores, por exemplo, costumam utilizar a metodologia SMART para conseguir definir o caminho do seu negócio:

Planeje o marketing digital da sua loja

Seu planejamento não pode passar longe do marketing digital. Atualmente, se seu e-commerce conta com esse diferencial, você tem muito mais vendas, facilidade de encontrar a plataforma ideal e a propaganda certa para o seu tipo de negócio.

O marketing digital apresenta muitas opções para seu e-commerce e não saber escolher o tipo certo é trazer grandes problemas para o seu negócio.

Algumas dessas ferramentas são a web análise, SEO, remarketing, estratégias em que seria necessário um profissional especializado, o que pode não satisfazer suas necessidades pela questão monetária  nesse momento de início, por isso a importância de pesquisar e entender por iniciativa própria.
Esteja preparado para os custos com campanhas e também, no caso de contratar uma agência terceira, pois será necessário ao menos conhecimento prévio sobre o assunto.
Lembre-se também que suas estratégias de marketing devem estar alinhadas à sua plataforma de e-commerce.

Como estão suas métricas?

Logo depois que seu planejamento estratégico for finalizado, é importante que cada campanha seja acompanhada de perto. Fique atento às ideias utilizadas nas últimas ações, replique as que deram certo, modifique as que não tiveram sucesso e o mais importante; veja se seus ideais de negócio estão sendo alcançados.
Entenda que negócios prósperos têm por trás uma estratégia detalhada e profunda para cada vez mais conversão e visibilidade da marca, esteja preparado para propiciar aos novos e antigos clientes, a melhor experiência em vendas online.
Faça questão que sua equipe esteja integrada e por dentro de todas as ações do ano e de todos os processos e deixando-os preparado, não permita que pequenos enganos se tornem o fracasso do seu e-commerce.

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