Varejo
O novo espaço para postos bandeira branca no mercado de combustíveis
Samuel Carvalho, gerente de Produto e Inovação O mercado de combustível brasileiro está em mutação. Questões como privatizações, fim de
Afinal, além de não deixar nenhum consumidor na mão pela falta de combustível, você ainda reduz custos ao planejar da melhor forma a entrada e saída do produto sem deixá-lo parado nos tanques por muito tempo, evitando excessos, perdas e acúmulos. A ideia é que você tenha o máximo de controle dessa atividade para destinar a fatia certa do seu capital para o reabastecimento nos momentos adequados.
Mas o que, de fato, compõe o preço da gasolina comum e do diesel, que estão entre os combustíveis mais vendidos no mercado? Veja, a seguir, tudo sobre o assunto.
Gasolina comum
Os postos repassam ao consumidor os custos existentes na cadeia do combustível. Portanto, o preço final da gasolina comum é composto, basicamente, por quatro fatores:
Outros fatores que influenciam diretamente no valor do combustível no País são a valorização do dólar e o encarecimento do petróleo no mercado internacional. Desde que a Petrobras mudou a sua política de ajuste de preços, as oscilações do câmbio impactam no preço da gasolina e do óleo diesel.
A variação do dólar perante o real influencia no preço do petróleo repassado à refinaria. Depois, ainda incidem sobre o preço do produto os impostos federais e estaduais, o valor das distribuidoras e revendedoras e, então, a partir disso, chegamos à última parte do preço comercializado nas bombas dos postos.
O preço da gasolina comum consumida no Brasil também leva em conta o preço do etanol anidro, que é adicionado à gasolina A para formar o combustível que pode ser encontrado nos postos do País, chamado gasolina C. Em cada litro do combustível, há 73% de gasolina A e 27% de etanol, que custa, em média, 11% do preço total da gasolina revendida aos motoristas.
Com base em informações da ANP, a média nacional de março de 2019 confirma que quase metade (44%) do preço gasolina é composto por impostos e, com isso, a soma dos tributos federais e estaduais que incidem sobre o valor da gasolina acaba sendo maior do que o custo do próprio combustível.
A formação do preço da gasolina ao consumidor final tem, em média, 29% de ICMS (recolhido pelos Estados), além de mais 16% de CIDE, PIS/Pasesp e Cofins (de competência da União). Veja, no exemplo a seguir, essas informações detalhadas:
Região Sudeste
Preço do produtor: R$ 1,15 (27,5% do valor final da bomba)
Mistura de 27% de etanol: R$ 0,56 (13,3%)
Custo de transporte: R$ 0,06 (1,3%)
Impostos federais (CIDE, PIS/Pasep e Cofins): R$ 0,65 (15,4%)
Imposto estadual (ICMS): R$ 1,29 (30,5%)
Margem da distribuição: R$ 0,17 (4,1%)
Margem da revenda: R$ 0,34 (8,0%)
Preço final na bomba: R$ 4,22
Diesel
O diesel é o principal combustível utilizado em caminhões no Brasil e, assim como o preço da gasolina comum, ele (independentemente do tipo) é formado pelos mesmos indicadores. Ou seja:
O preço cobrado pelo produtor (nas refinarias) ou pelo importador é somado ao custo do biodiesel (no caso do diesel, há um teor de 10% de biodiesel na mistura vendida aos consumidores), aos tributos (ICMS, CIDE, PIS/PAsep e Cofins) e às margens de lucro dos distribuidores e revendedores. Portanto, a única diferença é que a gasolina adiciona o etanol na sua composição e não o biodiesel.
Toda vez que um motorista abastece o seu veículo com óleo diesel no País, cerca da metade do preço final pago por cada litro corresponde à parcela cobrada pela Petrobras em suas refinarias. Em abril de 2019, a companhia respondia por 54% do preço cobrado aos consumidores, e os outros 46% somavam o valor dos impostos, as margens de revenda e a adição obrigatória do biodiesel.
Neste cenário, grande parte do valor do combustível é formado pelos impostos, de acordo com a ANP. Mas a carga tributária praticada no Brasil para o diesel é inferior à da gasolina, fazendo com que o preço final ao consumidor seja menor. Mesmo que os impostos federais que incidem na gasolina e no diesel sejam os mesmos, no caso do diesel, esses tributos somados correspondem a, aproximadamente, 30% do preço final do diesel. Enquanto que, para a gasolina, são 44%.
Na prática, um exemplo de impacto que o preço do diesel causou no País está relacionado à greve dos caminhoneiros, também conhecida como Greve do Diesel, que movimentou o segundo trimestre de 2018 e afetou não somente a logística, mas todos os setores da economia. A medida foi tomada devido à falta de qualidade das rodovias e ao alto preço do combustível. Foram 11 dias de paralisação, que drenaram boa parte da atividade econômica em maio e junho, mas os resquícios se estenderam até o terceiro trimestre do ano.