Varejo
O novo espaço para postos bandeira branca no mercado de combustíveis
Samuel Carvalho, gerente de Produto e Inovação O mercado de combustível brasileiro está em mutação. Questões como privatizações, fim de
Essa é uma estratégia que tende a trazer bastante resultado, mas é preciso se atentar para os itens que estão sendo sugeridos. O recomendado é que sejam acrescentados poucos produtos e todos devem ser relevantes para o consumidor — caso contrário, a estratégia será falha deverá ocorrer a síndrome do carrinho abandonado.
O frete grátis é uma ação adotada por diversos e-commerces, mas nem sempre possui um propósito determinado. Ou seja, essa estratégia é mal utilizada e acaba não se tornando uma vantagem competitiva.
Então, como atingir o melhor resultado? O recomendado é basear o cálculo do frete no valor do ticket médio desejado, sendo que ele deve estar 20% acima desse índice.
Voltando ao exemplo anterior, se o ticket médio é de R$333,33, o frete grátis deve ser oferecido em compras acima de R$399,99. Já o ticket médio é de R$50, a entrega gratuita deve ser oferecida para aquisições acima de R$60.
Dica: divulgue em vários locais da loja virtual que o frete grátis é válido para compras acima de determinado valor. Isso incentiva os clientes a comprarem mais para obter o benefício.
Além disso, existem outras duas modalidades de frete grátis que podem ser adotadas:
Os kits de produtos são similares aos produtos complementares, mas os kits são formados pela própria loja e oferecidos por preço mais baixo. Por exemplo, um e-commerce de cosméticos pode fazer um kit com determinado blush, delineador e batom que combinem e que custem, juntos, 15% a menos do que a compra dos itens separados.
É importante ressaltar que essa estratégia apresenta custos para o negócio, mas aumenta o ticket médio porque, sem essa ação, o cliente provavelmente compraria somente um dos produtos.
Além disso, o e-commerce deve deixar claro do que se trata o kit, dos produtos que o compõem e do desconto oferecido.
Uma possibilidade para aumentar o ticket médio e fazer o cliente voltar a comprar é oferecer um cashback, ou sejam, um crédito para ser utilizado em uma próxima compra. Essa estratégia deve ser adotada quando o cliente comprar acima de determinado valor.
Por exemplo, a sua loja virtual pode oferecer um cashback de R$50 de desconto em compras acima de R$200. O valor do desconto deve ser fornecido também com base no cálculo de 20% do ticket médio desejado.
O cashback tende a ter mais sucesso quando os produtos oferecidos no e-commerce forem de uso recorrente. Assim, o consumidor sabe que comprará o mesmo produto em pouco tempo e decide adquirir o valor mínimo para obter o crédito.
Oferecer um produto como presente é uma forma de agradar o cliente e incentivá-lo a comprar novamente. Essa cortesia também é um benefício que chama a atenção. No entanto, para ter sucesso, o presente deve ser oferecido em algumas situações, como:
Essa é uma estratégia que tem duração limitada, mas pode ser uma boa ferramenta para aumentar o ticket médio. A ideia é criar um senso de urgência para fazer o cliente comprar determinados produtos. Porém, justamente por esse limite de tempo imposto, o aumento nas vendas tem duração específica.
Utilizando uma ou mais dessas estratégias, você vai ter um resultado melhor na sua loja virtual, poderá aumentar o ticket médio do seu e-commerce e, como consequência, o faturamento da empresa.
Agora que você já conhece algumas dicas de como aumentar o ticket médio do seu e-commerce, aproveite e compartilhe conosco a sua experiência!