
Varejo
O novo espaço para postos bandeira branca no mercado de combustíveis
Samuel Carvalho, gerente de Produto e Inovação O mercado de combustível brasileiro está em mutação. Questões como privatizações, fim de
Uma loja virtual pode ter bons resultados, mas ainda assim precisa escalar as vendas para atingir metas mais ambiciosas. Isso significa não apenas aumentar a quantidade de vendas e reduzir o abandono do carrinho de compras antes de finalizar a aquisição, mas também aumentar o ticket médio do seu e-commerce.
Mas como alcançar esse objetivo? Há algumas ações que podem ser tomadas e você as conhecerá a seguir.
Basicamente, esse conceito representa o valor médio gasto por cada cliente no seu estabelecimento, seja ele físico, seja virtual. Por isso, o cálculo do ticket médio é bastante simples:
Ticket médio = total de vendas em determinado período / total de pedidos no mesmo período
Assim, se o total de vendas foi de R$100.000 e o total de pedidos foi de 300, o ticket médio é de R$333,33. Ou seja, esse é o valor médio que cada cliente gasta em uma compra no seu e-commerce.
No entanto, a pergunta que fica é:
Essa é uma estratégia que tende a trazer bastante resultado, mas é preciso se atentar para os itens que estão sendo sugeridos. O recomendado é que sejam acrescentados poucos produtos e todos devem ser relevantes para o consumidor — caso contrário, a estratégia será falha deverá ocorrer a síndrome do carrinho abandonado.
O frete grátis é uma ação adotada por diversos e-commerces, mas nem sempre possui um propósito determinado. Ou seja, essa estratégia é mal utilizada e acaba não se tornando uma vantagem competitiva.
Então, como atingir o melhor resultado? O recomendado é basear o cálculo do frete no valor do ticket médio desejado, sendo que ele deve estar 20% acima desse índice.
Voltando ao exemplo anterior, se o ticket médio é de R$333,33, o frete grátis deve ser oferecido em compras acima de R$399,99. Já o ticket médio é de R$50, a entrega gratuita deve ser oferecida para aquisições acima de R$60.
Dica: divulgue em vários locais da loja virtual que o frete grátis é válido para compras acima de determinado valor. Isso incentiva os clientes a comprarem mais para obter o benefício.
Além disso, existem outras duas modalidades de frete grátis que podem ser adotadas:
Os kits de produtos são similares aos produtos complementares, mas os kits são formados pela própria loja e oferecidos por preço mais baixo. Por exemplo, um e-commerce de cosméticos pode fazer um kit com determinado blush, delineador e batom que combinem e que custem, juntos, 15% a menos do que a compra dos itens separados.
É importante ressaltar que essa estratégia apresenta custos para o negócio, mas aumenta o ticket médio porque, sem essa ação, o cliente provavelmente compraria somente um dos produtos.
Além disso, o e-commerce deve deixar claro do que se trata o kit, dos produtos que o compõem e do desconto oferecido.
Uma possibilidade para aumentar o ticket médio e fazer o cliente voltar a comprar é oferecer um cashback, ou sejam, um crédito para ser utilizado em uma próxima compra. Essa estratégia deve ser adotada quando o cliente comprar acima de determinado valor.
Por exemplo, a sua loja virtual pode oferecer um cashback de R$50 de desconto em compras acima de R$200. O valor do desconto deve ser fornecido também com base no cálculo de 20% do ticket médio desejado.
O cashback tende a ter mais sucesso quando os produtos oferecidos no e-commerce forem de uso recorrente. Assim, o consumidor sabe que comprará o mesmo produto em pouco tempo e decide adquirir o valor mínimo para obter o crédito.
Oferecer um produto como presente é uma forma de agradar o cliente e incentivá-lo a comprar novamente. Essa cortesia também é um benefício que chama a atenção. No entanto, para ter sucesso, o presente deve ser oferecido em algumas situações, como:
Essa é uma estratégia que tem duração limitada, mas pode ser uma boa ferramenta para aumentar o ticket médio. A ideia é criar um senso de urgência para fazer o cliente comprar determinados produtos. Porém, justamente por esse limite de tempo imposto, o aumento nas vendas tem duração específica.
Utilizando uma ou mais dessas estratégias, você vai ter um resultado melhor na sua loja virtual, poderá aumentar o ticket médio do seu e-commerce e, como consequência, o faturamento da empresa.
Agora que você já conhece algumas dicas de como aumentar o ticket médio do seu e-commerce, aproveite e compartilhe conosco a sua experiência!