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Muitos já tentaram acabar com o e-mail marketing – ou pelo menos diminuir sua credibilidade –, mas ainda hoje ele continua sendo uma excelente ferramenta para aumentar as vendas de um e-commerce.
Se você ainda tem dúvidas sobre o que é e-mail marketing e quais os erros mais comuns que você deve evitar em uma campanha promocional, continue acompanhando este artigo.
O e-mail marketing é a prática de envio de e-mails para uma lista de e-mails, com o objetivo de promover a empresa e seus produtos. É uma excelente ferramenta de vendas, muito útil para construir um relacionamento sólido com os clientes e prospects de uma empresa.
Essas mensagens devem ser enviadas para uma lista de contatos previamente cadastrados e com uma frequência previamente definida e segmentada de acordo com o público-alvo de sua organização.
Existem vários motivos para seu e-commerce investir na criação de campanhas de e-mail marketing para aumentar as vendas. Entre as vantagens, podemos citar:
O e-mail marketing é uma ferramenta de comunicação ágil que permite o envio de mensagens de forma rápida para milhares de contatos ao mesmo tempo.
Isso possibilita que ações promocionais alcancem seus clientes rapidamente, sem depender de intermediários ou terceiros no processo. O tempo de resposta dos clientes ao receber as mensagens também é mais rápido do que nas ações tradicionais, o que permite gerar mais resultados em um curto prazo e em qualquer tipo de empresa.
Em uma campanha de e-mail marketing, pode-se acompanhar uma série de informações sobre cada um dos envios realizados, o que facilita a análise dos resultados.
Em uma estratégia de e-mail marketing, é possível acompanhar em tempo real quantas pessoas receberam as mensagens enviadas, quantos usuários abriram as mensagens, quantos usuários clicaram nos links enviados e até mesmo quantas pessoas estão insatisfeitas com sua comunicação e não querem mais receber nenhum e-mail.
Com essas informações, você pode medir o impacto de cada uma de suas ações promocionais e aumentar ainda mais seus resultados.
O investimento necessário para colocar uma campanha promocional na TV ou no rádio no ar é muito alto, pois envolve não apenas o custo de veiculação, mas também da própria criação da peça publicitária.
Já o investimento necessário para rodar uma campanha de e-mail marketing é bem menor. A maioria dos serviços de e-mail marketing disponíveis no mercado cobram poucos centavos por envio, o que torna esta uma estratégia acessível para qualquer empresa.
Com o custo de um único comercial de TV, é perfeitamente possível rodar várias campanhas de e-mail marketing.
O e-mail marketing é também uma excelente ferramenta para gerar tráfego para seu e-commerce. Além de ajudar na nutrição dos leads da empresa, isso também impacta diretamente no aumento de suas vendas.
E não tem segredo: quanto maior for o número de visitas de sua loja virtual, maior será a proximidade com os clientes e, com isso, maior o número de vendas.
Uma campanha de e-mail marketing bem segmentada é uma excelente ferramenta para fidelizar os clientes já conquistados por sua empresa.
Imagine um cliente de uma loja virtual que acabou de adquirir um videogame. São grandes as chances de ele também ter interesse por outros jogos daquela plataforma. Por que não enviar para este cliente ofertas e promoções de jogos para aquele aparelho? Faça o mesmo para os clientes que compraram fogões, peças de roupa, entre outras coisas.
O conteúdo é um dos elementos mais importantes de uma campanha de e-mail marketing. Por meio do conteúdo é que você será capaz de atrair a atenção de seus clientes, tirar suas dúvidas sobre seus produtos ou até mesmo convencê-lo de sua compra.
Portanto, é imprescindível que você ofereça mais do que simples ofertas de produtos em suas campanhas de e-mail marketing. Tenha também conteúdo relevante que ajude o seu cliente na sua tomada de decisão. Ofereça informações que ajudem a solucionar o problema de seu cliente, mesmo que isso signifique não vender seus produtos imediatamente.
Fazendo isso, além de lembrar para os seus clientes que sua loja existe, você estará construindo uma relação e uma reputação junto ao seu público-alvo, que passará a enxergar sua empresa como uma referência no setor.
Você pode oferecer para seus clientes conteúdos em vários formatos, como blog posts, vídeos, podcasts, e-books e até mesmo webinars. São várias as opções disponíveis, e alguns desses tipos de conteúdo ainda podem ser usados como ferramentas para gerar oportunidades de negócio para sua empresa, como a oferta de e-books e webinars.
O ideal é que você mantenha seus clientes sempre informados sobre as novidades de sua loja virtual, como novos produtos, e também sobre as conquistas de sua empresa. Com isso, você aumenta sua presença junto ao cliente, além de reforçar suas qualidades e seu posicionamento de marca, colocando-se como uma empresa que domina o mercado em que atua.
Por mais que o conteúdo oferecido para os clientes seja um elemento importante em campanhas de e-mail marketing, o design é um fator decisivo para a conversão. Por esse motivo, é indispensável investir na criação de peças promocionais atraentes, capazes de prender a atenção de seus clientes em meio às dezenas de e-mails que recebem diariamente e conduzi-los a tomar a ação esperada por sua empresa.
Ao criar o layout de suas peças de e-mail marketing, é indispensável avaliar estas características:
Uma boa peça de e-mail marketing é criada com a combinação de imagens e texto. Em conjunto, esses dois elementos são os grandes responsáveis por captar a atenção do usuário. Por isso, escolha com cuidado cada um desses elementos, sabendo que são os grandes responsáveis pela taxa de conversão de seu e-mail marketing.
E tome cuidado nos excessos: não use imagens demais, tornando o e-mail pesado, principalmente para dispositivos móveis, e não exagere no tamanho dos textos, pois poucos consumidores realmente leem todo o conteúdo criado.
Não existe uma regra para o número de imagens necessárias em um e-mail marketing ou mesmo a quantidade de texto, tudo isso depende do produto e do cliente que você quer alcançar. Portanto, o ideal é que você realize testes até identificar qual formato funciona melhor para sua empresa.
Todos os e-mails enviados para seus clientes devem ter um objetivo específico. E por mais que você ofereça conteúdo interessante e um layout atraente, é essencial que você conduza o seu leitor a tomar a ação planejada por você.
É para isso que existem as call to actions, também chamadas de “chamadas para ações”, que são botões ou links inseridos em um e-mail marketing que conduzem o leitor a tomar uma ação específica, geralmente o fechamento de uma compra.
E assim como nas imagens e textos de uma campanha de e-mail marketing, não existe um padrão de cor e posição ideal para um bom call to action. Logo, os testes são importantes também para definir o melhor formato para sua empresa.
O uso de dispositivos móveis, como celulares e tablets, cresce significativamente a cada ano, não apenas para acessar a internet ou usar as redes sociais, mas também para o acesso aos e-mails pessoais e corporativos.
Dessa forma, é indispensável que seus e-mails sejam responsivos, isto é, que se adaptem totalmente ao tamanho de cada tela do usuário. Isso quer dizer que o leitor de seu e-mail deve ser capaz de abri-lo no celular, no tablet ou no computador, sem prejudicar o entendimento da mensagem e a visualização das imagens.
A escolha das cores de cada uma das peças de e-mail marketing influencia diretamente na eficiência de suas campanhas promocionais. Por isso, escolha cada detalhe de sua mensagem, evitando o uso de cores berrantes e contrastes, que mais atrapalham a leitura do e-mail do que qualquer outra coisa.
O ideal é que você use uma paleta de no máximo duas cores diferentes, sempre optando por um fundo claro e uma cor de texto mais escura, para facilitar a leitura.
E falando sobre o texto, escolha com cuidado também as fontes de seu e-mail marketing. Use no máximo dois tipos diferentes de fontes em seus e-mails ou mesmo evite fontes muito pequenas. Muitos smartphones ajustam automaticamente o tamanho da fonte dos e-mails para que ela se adapte ao tamanho da tela, mas para evitar surpresas, o ideal é que você defina com antecedência o tamanho.
Fuja das fontes pequenas demais, impossíveis de serem visualizadas no celular, e também das fontes muito grandes, que estragam todo o layout.
Além disso, prefira fontes que sejam comuns a todos os computadores, para não correr o risco de sua mensagem ficar desconfigurada por não ter a fonte escolhida no aparelho de seu cliente.
Como já dissemos, é indispensável que seus e-mails sejam visualizados corretamente, não importa qual o aparelho usado. Mas essa preocupação deve ir além do design dos e-mails ou visualização de suas campanhas, principalmente em dispositivos mobile.
É preciso que você realize ajustes para otimizar sua conversão. Para ajudá-lo nesse processo, aqui vão algumas dicas sobre o que você deve avaliar:
O título do e-mail é um dos elementos mais importantes de uma campanha de e-mail marketing. O título é o único elemento capaz de convencer o usuário se vale a pena abrir aquele e-mail ou não.
Por isso, separe um tempo para escolher o título de cada um de seus e-mails. Um bom título de e-mail possui três características importantes: ele deve ser fácil de compreender; deve ter um benefício claro, que motive o cliente a abrir o e-mail; e deve ser convincente.
Lembre-se também de que os títulos de e-mail não devem ter mais do que 60 (sessenta) caracteres, pois em aparelhos celulares é comum que sejam cortados títulos maiores que isso.
Muitos pensam em aproveitar ao máximo cada um dos e-mails enviados, tentando inserir o máximo de promoções ou conteúdos sugeridos em cada um dos e-mails enviados.
Porém, lembre-se de focar no objetivo de seu e-mail, caso contrário o sucesso de toda a sua campanha será prejudicado. A objetividade é essencial para os e-mails abertos em aparelhos celulares, pois nesses dispositivos os usuários têm ainda menos tempo para ler cada mensagem recebida.
Grande parte dos aparelhos mobile utilizam telas sensíveis ao toque para a navegação dos usuários. Lembre-se disso na criação de suas campanhas de e-mail marketing, destacando sempre que possível cada um dos links enviados em suas mensagens.
Além disso, evite usar links muito próximos uns dos outros, a fim de impedir que o usuário clique em links sem querer, o que atrapalha a navegação em sua página e toda a experiência do usuário.
Os usuários de aparelhos móveis nem sempre estão conectados a redes com acesso rápido à internet. Portanto, evite criar e-mails muito pesados, que usam muito do pacote de dados do cliente e são lentos para serem carregados.
Lembre-se também de que o local onde os usuários acessam aos e-mails pode variar muito, influenciando na forma como o usuário interage com o conteúdo. Então, seja objetivo e evite criar textos muito longos que dificilmente serão lidos por completo em um ônibus ou em outro local que possa tirar o foco de seu usuário.
O call to action é o elemento de maior importância em cada e-mail enviado para os seus clientes. É o call to action que vai direcionar para a página de seu produto ou para a landing page de seu e-book.
Por isso, insira o call to action em uma posição de destaque, de modo que ele seja facilmente visualizado pelo usuário sem que ele tenha que rolar por todo o e-mail. Fazendo isso, você irá aumentar consideravelmente a conversão de cada um de seus e-mails.
Uma campanha de e-mail marketing de sucesso precisa de uma boa ferramenta de automação, capaz de facilitar o trabalho de envio e o gerenciamento de todas as mensagens enviadas.
Sem uma ferramenta de automação para envio de e-mails, o envio de uma simples campanha poderá levar horas, sobrecarregando o servidor de e-mails de sua empresa e aumentando as chances de seu endereço ser considerado um spammer.
São muitas as opções de ferramentas de automação de e-mail marketing disponíveis no mercado, o que dificulta a escolha de uma ferramenta ideal. Porém, uma ferramenta de qualidade deve oferecer:
Uma boa ferramenta de automação de e-mail marketing deve oferecer a opção de você agendar o envio das mensagens para cada um de seus clientes.
O agendamento de mensagens é muito útil para evitar imprevistos, garantindo que a mensagem seja disparada no horário programado por seu time de marketing. O agendamento também facilita o envio de mensagens nos fins de semana, feriados ou mesmo durante a madrugada, sem que você precise estar logado.
O maior inimigo de uma campanha de e-mail marketing é a caixa de spam, e por isso a ferramenta de automação escolhida por você deve ter um bom tratamento anti-spam, garantindo que um maior número possível de usuários recebam suas mensagens.
O ideal é que essa ferramenta seja capaz de recomendar ajustes em suas mensagens antes de efetivamente enviar os e-mails, evitando o envio de mensagens com erros que podem atrapalhar seus resultados.
Uma boa ferramenta de automação de e-mails deve oferecer também a possibilidade de mensurar todos os dados de cada uma das campanhas.
Você deve ter acesso rápido a informações como o número de e-mails que foram efetivamente entregues a partir da sua base de dados, a quantidade de clientes que realmente abriu cada e-mail enviado e até mesmo quantas aberturas de e-mail sua campanha gerou.
Com essas informações, você poderá realizar ajustes em suas campanhas promocionais, garantindo a criação de mensagens cada vez mais eficientes e que ajudem seu e-commerce a vender mais.
Uma ferramenta de e-mail marketing eficiente permite também que você gerencie facilmente todos os contatos de sua empresa, o que facilita a segmentação dos usuários e até mesmo a inclusão de informações sobre cada cliente.
Ela deve facilitar também a inclusão e exclusão de novos usuários, permitindo que os próprios clientes possam se cadastrar e descadastrar de seu banco de dados de forma rápida e eficiente.
O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para gerar e aumentar vendas em seu e-commerce, mas também pode ser usado de forma positiva para fidelizar cada um dos clientes conquistados por sua loja virtual.
Clientes fiéis compram mais vezes de sua loja e também são mais propensos a recomendá-la para amigos e conhecidos, o que aumenta ainda mais o alcance de sua empresa.
O momento após a compra deve ser aproveitado por sua loja virtual para iniciar o relacionamento com o cliente, uma vez que ele demonstrou confiar em sua empresa a ponto de fechar negócio com você.
Então aproveite essa oportunidade e envie uma mensagem parabenizando o cliente por sua compra, sugerindo artigos de seu blog que ajudem a usar o produto que ele comprou de você ou até mesmo produtos complementares ao que ele adquiriu, incentivando uma nova compra no futuro.
Outra boa prática é enviar informações sobre a entrega do item que ele comprou, ou até mesmo um cupom de desconto a ser utilizado em novas compras, aumentando as chances desse cliente fazer novas compras no futuro.
Não envie para seu cliente apenas informações sobre as novidades, produtos e promoções em sua loja virtual. Aproveite o potencial da ferramenta para ajudar o seu cliente nos problemas enfrentados no dia a dia, relacionados aos produtos que ele adquiriu de você.
Aproveite dados coletados por você, como datas de aniversário e até mesmo a cidade onde o cliente mora para criar oportunidades de venda, oferecendo descontos especiais em situações especiais.
Datas comemorativas podem e devem ser exploradas em suas campanhas de e-mail marketing, para seu e-commerce se aproximar de seus clientes e aumentar as vendas.
Explore como gatilhos para aumentar as vendas datas comuns e que naturalmente aquecem a economia, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e outras semelhantes. Ofereça produtos relacionados a cada uma dessas datas e que tenham apelo diante dos consumidores de sua marca. Explore também datas não tão populares, mas que tenham apelo ao público de sua loja virtual.
Para isso, é indispensável que você elabore um calendário editorial que permita o registro de cada um desses eventos e evite que você deixe passar qualquer oportunidade de negócio para sua loja virtual.
Para o sucesso de suas campanhas de e-mail marketing, é extremamente importante que você valorize os assinantes de sua newsletter e dê motivos para eles continuarem a receber seus e-mails.
Por isso, envie regularmente para cada um deles promoções exclusivas para quem assina a newsletter de sua empresa, ajudando a transmitir a ideia de que realmente vale a pena participar dessa lista de e-mails.
Essas promoções podem ir além dos descontos nas compras realizadas, como frete grátis ou até brindes enviados por cada compra realizada por seus clientes. Garantindo para seus usuários que eles serão recompensados por participar de sua lista de assinantes, os resultados de suas campanhas de e-mail marketing serão ainda maiores.
O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para quem quer aumentar as vendas de um e-commerce. Usando da maneira correta e observando as melhores práticas de promoção, sua empresa poderá colher bons resultados por meio dessa ferramenta de marketing.
E aí, gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais e ajude mais pessoas a terem melhores resultados em suas estratégias de e-mail marketing!