
Varejo
O novo espaço para postos bandeira branca no mercado de combustíveis
Samuel Carvalho, gerente de Produto e Inovação O mercado de combustível brasileiro está em mutação. Questões como privatizações, fim de
Portanto, para ter sucesso e melhorar os lucros, é importante dar atenção especial à contabilidade. Afinal, faz parte dessa atividade fazer a escolha do regime tributário ideal para o posto, analisar de forma rotineira os custos e tomar as medidas necessárias (e preventivas) para sua redução.
Acompanhamento de estoque
Além da gestão do combustível, também está o controle de estoque. Como falamos, para que o seu posto seja lucrativo e opere normalmente, é importante não deixar os consumidores na mão e ter o nível de combustível ideal no tanque para atendê-los bem. Nesse caso, o planejamento da compra de combustíveis – principalmente em datas sazonais -, verificando quando é realmente necessário repor o combustível, é fundamental.
Mas o momento de reabastecer os reservatórios de combustível de um posto varia em função de alguns fatores, como tamanho do local e também da demanda da região. Se o seu posto está no centro de uma capital ou é um posto de paradouro, provavelmente terá mais movimento, e isso requer um abastecimento com maior frequência. Agora, se você é dono de um posto em uma pequena cidade, as chances de ter um grande fluxo de consumidores é menor, e o reabastecimento será mais espaçado.
Porém, isso não quer dizer que você não precisa realizar um bom planejamento de estoque. Independentemente do porte, é necessário manter as bombas do seu posto funcionando. Para isso, tenha todos os registros dessa operação, dê baixa e faça o acerto de estoques. Assim, você não precisará fazer um reabastecimento em cima da hora, podendo garantir que o posto esteja sempre pronto para atender aos clientes e podendo negociar os melhores custos e prazos com fornecedores.
Precificação
O preço do combustível é outro ponto importante para administrar. De acordo com a Petrobras, o preço do combustível é composto de três variáveis principais: o preço cobrado nas refinarias ou na importação, os impostos estaduais e federais e a margem de comercialização dos distribuidores e revendedores. É uma combinação de fatores delicados que precisa ser levada em consideração pelos empresários na hora de definir o preço final do combustível.
Conhecer o valor médio cobrado no mercado é necessário, sem deixar de pensar no poder aquisitivo do seu público-consumidor. Nesse caso, é importante saber quem são os seus clientes, identificar os seus hábitos de compra e interesses. Para isso, encontre as respostas para as seguintes perguntas:
Levar em consideração o tamanho do seu negócio e a localização do posto também é importante, assim como ter boas práticas de operação. Ou seja, nada de entrar em uma guerra de preços, pois os riscos nessa disputa são enormes. Entenda a realidade do seu negócio, saiba exatamente quem são os seus clientes e, assim, estabeleça o preço mais justo para eles e também para o seu caixa.
Gostou das nossas dicas? Então, conheça as soluções da Linx e saiba como ter mais sucesso na administração do seu negócio, que está muito além da gestão do combustível.