Postos de combustíveis
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Já para os super e hipermercados, a dica é não deixar que produtos com boa margem de lucro e representativos desta época natalina faltem nas prateleiras. Para isso, é fundamental contar com um bom ERP, que permite, por exemplo, gerar relatórios com o histórico de vendas da mesma data em outros anos para identificar os mais consumidos, fazer um balanço de reposição de estoque mais acertado e colocar as mercadorias certas em destaque nas gôndolas e ilhas promocionais, aumentando o ticket médio da data.
Aumentar o ticket médio e as vendas da loja
No Natal, grande parte das pessoas procura presentear alguém, e estar atento a esse comportamento é fundamental para aumentar as vendas. Em segmentos como o de livrarias, é importante ter cartões do tipo “vale-presente”, afinal, com eles, você não só agrada o comprador online, mas aumenta o fluxo de possíveis consumidores na loja física.
Por meio do Linx Gift Card, é possível fazer isso e ainda manter um rastreamento e gerenciamento de aquisições, resgates e campanhas promocionais, bem como trabalhar a promoção de forma integrada aos sistemas de e-commerces, frente de loja e retaguarda. O que leva você a conhecer o perfil do consumidor presenteado, melhorar o relacionamento com este cliente e personalizar as próximas ofertas.
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Outra possibilidade é fazer promoções exclusivas para o Natal e estar atento ao comportamento do comprador na loja para oferecer o produto certo, aumentando as chances de incluir mais alguns livros na sacola de compras. Lembrando que essa ação também é possível de ser replicada enquanto o comprador trafega pelo site, pesquisando preços e produtos.
Usando tecnologias como a Linx Impulse, você mapeia o comportamento de um possível cliente e passa a oferecer as promoções certas, no momento mais adequado da jornada de compra de cada um.
Criar as melhores promoções para a data
O Natal traz a oportunidade de recuperar possíveis baixas de vendas do ano. Para isso, além de oferecer condições competitivas de preço e frete, é importante ser estratégico na escolha dos produtos e na definição sobre quais ações promocionais criar para gerar melhores resultados ainda.
Por exemplo, os produtos de beleza aparecem em terceiro lugar no ranking de intenção de compra, de acordo com a pesquisa do Mercado Livre/Ibope de 2018. Nesse caso, as farmácias e lojas de perfumaria e cosméticos podem usar combos e kits que atraiam ainda mais o desejo de consumo das pessoas.
Na hora de montá-los e criar as campanhas, é possível usar recursos como o Linx Promo, uma plataforma que facilita o planejamento de promoções, permitindo a integração das atividades promocionais ao PDV e comunicando as ações aos clientes por meio de todos os canais da empresa.
Também é possível usar tecnologias como o Reshop e, assim, criar campanhas promocionais especiais de Natal para aqueles clientes do programa de fidelidade. Em postos de combustível, essa estratégia funciona muito bem, pois é época de muitas viagens e visitas para familiares e amigos. Faça promoções exclusivas para esses clientes e ofereça descontos em serviços adicionais, como troca de óleo, lavagem expressa, entre outras vantagens que podem ser oferecidas para gerar maior volume de negócios.
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Não só atrair, mas fidelizar o cliente
Mais do que atrair o comprador no Natal, é necessário mostrar os diferenciais da sua loja para que ele volte e compre mais vezes. No caso das vendas por e-commerce e marketplace, oferecer agilidade e confiança é fundamental.
Para isso, é importante contar com uma plataforma segura, que esteja preparada para o alto volume de pedidos na data. É importante também oferecer um check out simples para que o consumidor não abandone o carrinho antes de finalizar a transação e contar com soluções de e-mail de reengajamento para recuperar transações interrompidas.
Para se fazer presente na data, seja também omnichannel, atendendo por múltiplos canais de contato, desde o PDV até a loja virtual, sempre com a melhor experiência possível. Estratégias como “compre o produto online e retire na loja” ou permitir a reserva de uma mercadoria na loja física depois de ver o produto online podem encantar o consumidor e definir sua escolha.
Com o Linx OMS, você garante que todas essas soluções omnichannel funcionem na sua loja e mais: faz da loja um verdadeiro centro de distribuição (CD), o que facilita na hora de atender àqueles pedidos feitos em prazos apertados, logo antes do Natal.
Bons sistemas simplificam processos, evitam erros e facilitam a jornada de conquista de um cliente. Por isso, conheça as soluções da Linx e tenha muito sucesso em vendas no Natal.
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