E-commerce
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São diversos os fatores responsáveis pelo sucesso de um e-commerce, como a logística, a facilidade de navegação na plataforma da loja virtual e vários outros, cujos processos que os compõe devem ser aprimorados constantemente.
Comumente focados em otimizar os pontos mais gerais em relação à experiência do cliente dentro da loja virtual, muitos gestores acabam esquecendo de focar em um dos fatores que, embora mais específico e pertencente aos estágios finais da decisão de compra, é um dos mais importantes: o checkout.
De suma importância para a efetivação da compra, o checkout é a última etapa que antecede a almejada conversão, e se o processo não for simples para o cliente, o que era uma conversão iminente pode ir por água abaixo. Confira agora porque simplificar este processo é tão importante para aumentar as conversões do seu e-commerce.
Um dos fatores rotineiros que as pessoas mais precisam controlar é o tempo, e o sistema da sua loja virtual precisa deixar claro quais etapas o cliente precisará transcorrer para, enfim, finalizar a compra.
Uma medida interessante neste caso é implementar indicadores de sessão dentro do seu sistema, permitindo que, dado o início do checkout, o cliente tenha a noção de qual etapa ele encontra-se, como carrinho de compras, cadastro de endereço de entrega, pagamento e etc.
Ter decidido comprar com você, sejam por quais tenham sido os fatores, ainda é, no máximo, 2/3 da compra, ou seja, enquanto não finalizada, a chance de desistência continua sendo eminente.
É absolutamente desnecessário, por exemplo, direcionar o cliente para o carrinho cada vez que ele coloca um produto lá, e tal prática não é nem um pouco convidativa para que ele finalize a compra, bem pelo contrário. Evite ao máximo as redundâncias e permita que o processo seja sempre fluído.
Em uma geração onde tudo precisa ser ágil e prático em virtude da rotina cada vez mais corrida, um dos recursos dos quais os seus clientes menos dispõe é tempo, e eles não vão gastá-lo à toa em detrimento de um checkout embaraçoso.
É sabido que, em algum momento, o cliente terá de informar o endereço de entrega, cadastrar informações pessoais, residenciais e tudo mais, no entanto, nem sempre ele estará disposto ou com tempo para fazer tudo isso.
Por isso, é extremamente importante priorizar as informações a serem cadastradas antes de efetivar a compra, requisitando somente o necessário para não engessar o processo, como o CPF, e-mail, e endereço de entrega, deixando as preferências de e-mail marketing e informações menos pertinentes pra depois, a exemplo a loja do mercado livre, que usa um sistema semelhante.
Aqui temos outro ponto que merece atenção: a navegabilidade. A dificuldade de localização de elementos e botões importantes dentro e-commerce pode desmotivar o cliente a finalizar a compra, mesmo que diversos outros fatores já o tenham atraído.
Os famosos Calls to Action – chamadas para ação – são elementos fundamentais em todo o conjunto de etapas do processo de vendas no e-commerce, tendo forte influência na tomada de decisões do cliente. Elementos importantes do checkout, como os botões de acesso ao carrinho, de cálculo de fretes, de adicionar cupom e de finalizar compra devem ter destaque na interface.
Vivemos em uma era de mobilidade, onde as pessoas anseiam por praticidade em tudo o que faz parte das atividades da rotina comum, e comprar online é uma destas atividades. Se uma plataforma de vendas online dificulta a navegação cujo acesso se dá por computadores, imagine então se o acesso for oriundo de um smartphone.
Além de manter a interface precisa e enxuta, tornar o layout da loja virtual responsivo – ou seja – acessível a qualquer tipo de dispositivo – é crucial. Perante um acesso móvel, a tela em que serão exibidos os elementos do layout é muito menor, e caso não haja um mecanismo que adapte estes elementos, a interface vai virar um verdadeiro ‘carnaval’.
Isto, portanto, dificultará imensamente a navegabilidade do cliente, aumentando consideravelmente as chances de que a venda não seja concretizada.
Muitos clientes, devido a n º motivos – como falta de tempo ou alguma dificuldade de navegação – acabam abandonando a compra, onde muitas vezes deixam carrinhos cheios de itens dentro.
Nestes casos, é interessante escolher uma plataforma de e-commerce robusta que conte com mecanismos específicos que automatizem tarefas pertinentes ao processo de resgate de compra, ou seja, tendo em mãos o e-mail do cliente, enviar um e-mail lembrando que há um carrinho abandonado, ou enviar um newsletter com um cupom de desconto são práticas que podem virar o jogo e estimular o cliente a fechar a compra.
Em cada etapa do processo de checkout, são coletadas informações diferentes, como um quadro completo com dados do pedido, dados cadastrais, residenciais e dados de pagamento, e determinada etapa, o cliente pode querer consultar algum dado fornecido em uma etapa anterior.
Desta forma, é uma prática interessante manter os dados em um painel durante todas as etapas do processo, algo que, perante um bom trabalho e planejamento de UX (user experience – experiência do usuário) pode ser mantido na mesma interface em que o cliente está cadastrando mais dados, tudo de forma harmônica e sem atrapalhar o prosseguimento do processo.
Um dos principais fatores levados em conta na hora da decisão de compra de um cliente é o conjunto de possibilidades que o e-commerce oferece na hora do checkout, isto é, formas de pagamento, custos e prazos de entrega, atualização de rastreamento e etc.
Neste caso, uma das dicas é optar por utilizar os gateways de frete. Ferramenta relativamente nova e em constante adoção por parte de vários e-commerces, os gateways de software integram o ERP da loja virtual com os sistemas dos transportadores, permitindo ao cliente escolher o frete que melhor atenda às suas necessidades em relação a custo e prazo de entrega.
Outra prática importante é procurar expandir sempre que possível as formas de pagamento e tipos de cartões aceito. Com a variedade de cartões de crédito no mercado, aceitar o maior número possível significa poder atender categorias específicas de clientes, expandindo assim a abrangência de mercado.
Finalizando, é importante salientar que são diversos os fatores que impactam diretamente no sucesso de um e-commerce, como a Logística, no entanto, facilitar a compra é uma das práticas mais cruciais para evitar insatisfações por parte dos clientes e manter o número de conversões sempre em alta.