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Nesse sentido, os chatbots podem ser utilizados para amenizar o problema. Ao identificar em qual etapa do processo de venda acontecem as maiores taxas de abandono de carrinho, você pode programar o chatbot para iniciar uma interação automática, pronto para solucionar qualquer possível problema.
Soluções cômodas e rápidas para problemas recorrentes se traduzem em clientes que finalizam suas compras.
Com uma ferramenta simples, você consegue aumentar suas vendas consideravelmente, sem aumentar muito o seu custo operacional.
Hoje em dia os consumidores do varejo online prezam muito por uma boa experiência de compra.
Isso significa que um site responsivo, que funcione também em plataformas móveis, e um bom atendimento contam tanto quanto um bom preço.
Pensando nisso, as empresas buscam cada vez mais oferecer para seus clientes uma boa experiência ao navegarem em seus sites e lojas virtuais.
E os chatbots ocupam um papel de destaque nessa estratégia. Isso porque, nos dias de hoje, ninguém mais tem tempo ou paciência para fazer ligações ou mesmo pesquisar produtos dentre os milhares oferecidos.
E é aí que entram os chatbots. Vistos como o futuro do e-commerce, eles são capazes de fornecer uma navegação muito mais simplificada, rápida e agradável para o usuário.
Não acredita? Em 2016, a Casas Bahia desenvolveu um chatbot voltado especificamente para sua campanha de Black Friday.
E o Bahianinho, nome dado para o personagem do chatbot, atendeu mais de 50 mil pessoas, enviando 2 milhões de mensagens. Mais do que isso, conseguiu gerar impressionantes 46.500 agendamentos para o envio de ofertas, apresentando um ticket médio de compra 25% maior do que o da loja em outros meios de venda.
Esses números impressionantes servem apenas para mostrar que os chatbots vieram para ficar.
Eles são capazes de aumentar a fidelização, o engajamento e as vendas de um e-commerce de maneira considerável.
Os chatbots atuais são programados para reconhecer, cada vez mais, um vocabulário maior.
Isso significa que a interação entre o cliente e o atendente virtual é realizada de maneira muito mais orgânica, fazendo com que a experiência do usuário seja muito mais positiva.
Os chatbots estão cada vez mais inteligentes e prontos para atender qualquer demanda!
Chatbots nativos de sites de e-commerce já não são mais uma novidade. Esse tipo de tecnologia vem ganhando muito espaço, fazendo com que esteja presente na maioria das grandes lojas virtuais.
Entretanto, o que muitos consumidores desconhecem é que é possível introduzir esse tipo de tecnologia em várias outras plataformas.
E as duas principais são muito conhecidas do público: o Facebook Messenger e o Telegram.
Ambos os aplicativos são plataformas de trocas de mensagens instantâneas, como o mundialmente conhecido WhatsApp.
E sim, é possível criar um chatbot dentro delas. Ambas oferecem suporte para a criação de sistemas de chatbot, inclusive encorajam sua utilização.
Em abril de 2016, Mark Zuckerberg anunciou a Messenger Platform, plataforma voltada para que desenvolvedores criem aplicativos e bots voltados para o Facebook Messenger.
Para o dono do Facebook, “você deveria poder enviar uma mensagem a um negócio da mesma maneira que envia a um amigo”.
Pensando nisso, a plataforma foi projetada para que as empresas que utilizam a rede social como um canal de vendas possam ter seus próprios chatbots nativos, facilitando ainda mais a comunicação com seus clientes.
O Telegram também não foge dessa realidade. Apesar de muito utilizado apenas quando o serviço do WhatsApp sai do ar, muita gente não sabe que o Telegram é uma plataforma de mensagens instantâneas muito mais poderosa do que seu concorrente.
O aplicativo apresenta um criador de bots bastante acessível, pelo qual é possível desenvolver um sistema de respostas personalizadas de maneira muito simples.
Com isso, o atendimento se torna muito mais facilitado e móvel, uma vez que tanto o Telegram quanto o Facebook Messenger estão disponíveis para qualquer smartphone.
O objetivo do crescimento da integração dos chatbots com outras plataformas e sistemas é, sem dúvidas, expandir esse canal de comunicação, fazendo com que os clientes procurem cada vez menos os atendimentos por telefone.
Para as empresas, isso se traduz em redução de custos e de mão de obra, o que pode potencializar os lucros exponencialmente.
Como falamos anteriormente, a tecnologia dos chatbots se encontra em franca evolução. Há poucos anos, os chatbots eram apenas um divertimento para usuários de internet, que encontravam neles uma fonte de entretenimento onde um robô respondia suas perguntas.
Comercialmente, bots simples eram utilizados para funções ainda mais simples, como as já citadas recargas de créditos telefônicos ou o (des)cadastramento de serviços e assinaturas.
Porém, com o tempo, essa tecnologia evoluiu e hoje é possível encontrar chatbots em vários sites, principalmente de e-commerce.
Os chatbots se tornaram verdadeiros auxiliares das lojas virtuais, desafogando as demandas de atendimento dos call-centers e oferecendo soluções rápidas e cômodas para a maioria dos questionamentos dos clientes.
Mas ainda há um potencial muito grande por trás dessa tecnologia. Com uma utilização cada vez maior dos chatbots, a interação com o cliente em vários níveis pode ser completamente automatizada.
Isso não quer dizer, é claro, que o atendimento humano será completamente substituído por um robô de conversação, afinal, existem certas situações (mesmo que escassas) em que apenas um atendente de carne e osso será capaz de resolver o problema.
Entretanto, para tarefas simples e rotineiras, a utilização de um chatbot pode trazer benefícios para ambos os lados.
Para o comerciante, a redução no custo de operação de um setor de atendimento; para o cliente, a comodidade e a agilidade de respostas instantâneas que solucionam seu problema.
Com a recente possibilidade de integração de chatbots em plataformas como o Facebook Messenger e o Telegram, o potencial só tende a crescer.
Manter um aplicativo demanda um custo considerável de manutenção. E muitas vezes os clientes simplesmente optam por não ocupar o espaço de seus telefones com um aplicativo para cada loja.
Nesse sentido, ter um chatbot dentro de um aplicativo de mensagens passa para o cliente uma imagem de modernidade e comodidade.
O futuro dos chatbots se apresenta promissor, com uma curva de evolução ainda muito grande e com um longo caminho a ser percorrido.
A automação do atendimento é uma tendência cada vez mais presente no mercado, o que faz com que a utilização dos chatbots seja crucial.
E, no Brasil, a utilização dessa tecnologia integrada a outras plataformas ainda é novidade. Por isso, as lojas que resolverem lançar mão desse recurso sairão na frente de sua concorrência.
Você pode não se lembrar, mas se tem o costume de fazer muitas tarefas rotineiras no ambiente online, com certeza já interagiu com algum chatbot durante sua vida.
Essa tecnologia oferece para o público direcionamentos para soluções dos mais variados problemas, favorecendo uma experiência de atendimento muito mais agradável.
Os chatbots para e-commerce, então, vêm ocupando um espaço crescente no mercado. A tendência é que, em pouco tempo, estejam presentes na maioria das lojas virtuais, facilitando ainda mais o consumo via internet.
E você, se lembra da última vez que interagiu com um chatbot?
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