A qualidade do atendimento é a melhor propaganda para uma rede de fast food. E isso se consegue com a capacitação dos funcionários. Essa deve ser uma preocupação decisiva para as redes de franquias, que não podem encarar os custos em treinamentos como despesa, mas sim como investimento. Afinal, o aumento da produtividade da equipe possibilita maior rentabilidade da operação.
É lucrativo para a empresa se os atendentes em restaurantes de fast food estiverem prontos para agir de forma rápida, objetiva e, ao mesmo tempo, agradável para o cliente. Essa é uma característica indispensável em locais movimentados como nas praças de alimentação de shoppings, onde o atendimento deve ser dinâmico, mas cordial.
Além disso, é preciso que os funcionários saibam manejar corretamente o caixa, os equipamentos da cozinha e os dispositivos móveis, incluindo amplo conhecimento dos aplicativos que eles rodam. Em redes de fast food a capacitação também deve estar vinculada a conceitos de segurança, higiene e qualidade. Ao representar esses valores com eficiência o funcionário passa a ser um multiplicador da marca.
Mas como conseguir esse engajamento?
Associando a capacitação a planos de carreira. Também é importante avaliar o desempenho qualitativo, aspectos quantitativos e as necessidades de cada funcionário.
Outro diferencial para promover o engajamento e motivação em uma rede de fast food é quando a marca tem uma função social. Nesse sentido, a franquia pode contratar funcionários da terceira idade, manter parcerias com ONGs e instituições gastronômicas ou absorver jovens sem experiência, contribuindo na sua formação e desenvolvimento como profissional e cidadão. São ações que estabelecem um ciclo positivo em que não só a marca cresce, mas o país também.