Branding baseado em propósito: o que os consumidores esperam receber de uma marca?

Branding baseado em propósito: o que os consumidores esperam receber de uma marca?

Publicado originalmente em: 10/04/2015

Produtos mais duráveis, inovação, qualidade, serviços pontuais e eficientes. Todos esses itens são muito importantes para o consumidor. Mas será que são determinantes para gerar lealdade e paixão por uma marca? Mais importante ainda: quanto esses fatores isolados influenciarão o sucesso das marcas no futuro?

O propósito do branding nada mais é que entregar ao cliente suas expectativas. É gerenciar marcas criando envolvimento, paixão e emoção. É aproximar-se do consumidor, mantendo relacionamentos duradouros.

São esses pontos que realmente diferenciam as marcas e agregam atitude, relevância e originalidade.

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Quando a experiência de compra, e não o produto, é usada como diferencial, aumentam as chances dos lojistas se destacarem no mercado e no coração de seus clientes. É ela que realmente transforma consumidores em defensores da marca.

E essa experiência vai muito além de finalizar a compra no balcão: é preciso estabelecer um vínculo emocional com o cliente. Empresas como a Disney são bons exemplos dessa estratégia. Ela não vende apenas os serviços de seus parques, mas “um local onde os sonhos tornam-se realidade”. E não mede esforços para que seus clientes sintam-se vivendo seus sonhos, cuidando dos mínimos detalhes desde a elaboração de cada brinquedo (e o cenário em que está inserido) até o atendimento em todos os pontos de contato com o consumidor. Não é à toa que cerca de 70% de seus visitantes retornem.

Mais do que produtos e serviços, experiências memoráveis são o que conta para uma marca no fim do dia: são elas que o consumidor compartilha, e são elas que o fazem voltar à loja muitas e muitas vezes.

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