E-commerce
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O Black Friday brasileiro amadureceu em pouco tempo, tanto para os consumidores quanto para os lojistas. De um lado, o consumidor captou a mensagem da internet sobre comodidade, condições mais agressivas e um acesso rápido a milhares de promoções ao invés de horas caminhando por shoppings.
Do outro, depois alguns erros constantes, o lojista aprendeu a lidar com o frenesi causado pelo evento de forma positiva. Ao invés de se valer das promoções “milagrosas”, optou por um caminho mais coerente, com ofertas interessantes, que fugiam do padrão, mas sem ultrapassar o limite do bom senso. Entendeu que o pós venda é muito trabalhoso com um alto volume gerado em curto espaço de tempo, que o SAC 2.0 toma dimensões desastrosas se a loja não agir de forma coerente.
Muitas vezes, não virar uma estatística negativa nos relatórios do evento é uma vitória tão grande quanto um volume mais expressivo de vendas, aumento de mailing, entre outros. Por isso, mire nos bons resultados sem abandonar a essência.
O nome deste evento poderia seguramente mudar para Black Weekend, pois gera um movimento que dura todo o final de semana, em alguns casos até o mês de novembro, tal como estamos vendo em algumas lojas.
Não se torne uma referência negativa em uma das datas mais importantes para o e-commerce brasileiro. Suas campanhas devem ser honestas com o consumidor e colaborar para que você seja lembrado, o ano todo e por bons motivos.
O resultado desejado nem sempre é o possível. Conheça suas limitações e não deixe o bom movimento desta data transformar sua loja em um centro de reclamações. Cuidado para não transformar o momento lucrativo em um fracasso. Não comprometa a reputação da sua loja.<
As fraudes fazem parte da rotina dos lojistas, multiplique isso algumas vezes e concentre tudo em um curto espaço de tempo. O Black Friday intensifica tanto as vendas quanto os problemas, então dedique muita atenção para este processo.
Pense em uma única venda, seu processo de envio, uma possível troca ou devolução, reenvio, diversas trocas de e-mail com um único cliente, alguma interação nas redes sociais da loja, para então um status final de toda a transação. Não esqueça de todo o processo envolvido na venda e o quanto isto poderá representar o sucesso ou o fracasso nesta data. Prepare sua equipe para mais alguns dias com atendimento demandas de atendimento intensificadas.
O evento está mais popular a cada ano. Existem campanhas incitando os consumidores e não saírem de casa, evitando filas e mal atendimento em lojas físicas, então faça com que seus clientes se sintam bem atendidos, seja no telefone, por e-mail, chat ou em qualquer tentativa de interação com a loja virtual.
A herança deixada por uma data como esta pode ser muito boa, com aumento do faturamento, ampliação e fidelização da base de clientes e credibilidade.