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Esteja atento aos últimos detalhes para a Black Friday e coloque em ação as melhores campanhas e ofertas
Restam poucos dias para a Black Friday 2019, e nós estamos aqui para ajudar você a preparar os últimos detalhes. Porém, um ponto muito importante é que, atualmente, a preparação não acontece só para melhorar as vendas da última sexta-feira de novembro. Durante o mês todo, os varejistas vivem a data, fazendo promoções e convidando os consumidores para participar do evento. Esses períodos são chamados de Black Week ou Black November, quando as lojas começam com as promoções mais quentes uma ou mais semanas antes da data.
Portanto, não deixe de conferir as nossas dicas. Elas vão ajudar você a enfrentar os desafios dos últimos minutos para essa data tão esperada:
Ações de última hora
Esteja atento para as ações de última hora. O que ainda falta confirmar para que o desempenho da sua loja vá além do esperado?
O primeiro passo é ficar atento aos preços dos concorrentes e estar aberto a possíveis mudanças nas suas estratégias. No caso da BF, muitas vezes, quem tem a melhor oferta leva. Então, é importante criar regras de precificação com base na concorrência para estar sempre à frente no jogo de conquista de clientes. Hoje, existem soluções automatizadas que auxiliam neste processo e podem ajudar a readequar as ofertas de acordo com ajustes aplicados pelos concorrentes. Assim, fica mais fácil oferecer as melhores promoções ao consumidor sem prejudicar o seu negócio.
Conferir a situação do estoque é fundamental, afinal, já imaginou começar as promoções do mês de novembro sem ter os produtos certos para vender? A ideia é fazer uma análise de sortimento e verificar a quantidade de cada um dos itens que serão prioridade na Black Friday para que nenhuma mercadoria esteja faltando na hora. Ou seja, essa revisão impede que você fique sem a quantidade para venda e também oferece a vantagem de competir com uma boa oferta de itens e preços diferenciados.
Outro ponto essencial é alinhar os prazos de entrega com o fornecedor para não ter surpresas. Isso porque você pode usar a Black Friday para gerar confiança no consumidor, entregando os produtos nos prazos prometidos e cumprindo com o valor do frete sugerido nas suas promoções. Portanto, antes de iniciar o mês, contate os seus fornecedores e transportadoras para ter certeza de que todas as frotas que você necessita estarão disponíveis.
Ativação de campanhas
No mês da data, é o momento de fortalecer as ações planejadas, validar com as equipes de vendas os valores dos produtos e estar preparado para readequar as ofertas de acordo com ajustes de preço praticados pelos concorrentes. Na primeira semana de novembro, muitos consumidores já estão decididos a realizar uma compra na Black Friday, e os seus anúncios precisam chegar a eles antes da concorrência. Nesse momento, é importante ter tecnologias que ajudam no direcionamento e personalização das suas campanhas, fazendo com que o anúncio apareça para o cliente certo, no momento ideal.
Além disso, é a hora de colocar em ação toda a sua estratégia de comunicação para a Black Friday. Ou seja:
Encaminhar e-mails personalizados para a base de clientes para lembrar o consumidor com certa antecedência que a Black Friday está aí para que ele compre aquele produto tão desejado com desconto é uma ótima maneira de divulgar suas ofertas. O mais interessante, aqui, é segmentar essas ações a partir dos desejos e comportamento de consumo de cada um, oferecendo os produtos certos para os clientes antigos, bem como para atrair um novo público.
Ative e impulsione os seus anúncios com ofertas como “compre antes, já estamos na Black Friday” e com combos promocionais, preparando o consumidor para comprar na data. Para isso, use diferentes formatos de anúncio no Facebook e no Instagram, por exemplo. Sem esquecer, é claro, que o Custo por Clique (CPC) dos anúncios pagos fica mais caro em datas comemorativas, e é preciso estar pronto para isso.
Ter todos os canais de contato com o cliente preparados para a data também é uma missão importante. Para isso, é fundamental atualizar as suas mídias sociais, mudando as fotos de capa e de perfil com uma arte que remete à data. Aproveite os recursos do Facebook e do Instagram para chamar a atenção dos seguidores com vídeos na imagem de capa e anúncios nos Stories.
Usar as landing pages também é uma forma bem interessante de gerar tráfego para a sua loja virtual. Promova essa página nas mídias sociais, por e-mail e chame a atenção dos consumidores para as suas ofertas. Também envie mensagens via SMS com ofertas, prepare o seu SAC para o alto volume de demandas e ative os chatbots para atender o consumidor na data.
Dica rápida: avalie se a plataforma da loja precisa de alguma atualização de última hora e não hesite em colocá-la em prática, isso pode ser determinante para o sucesso do seu negócio.
Pós-venda
A atenção ao pós-venda deve começar neste momento. Afinal, a Black Friday não serve apenas para aumentar as vendas, mas também para converter leads, e as estratégias para continuar o relacionamento com o consumidor devem estar preparadas. Aproveite o e-mail de confirmação de pedido para agradecê-lo pela compra, e procure saber a opinião dele em relação à sua empresa durante a Black Friday enviando um e-mail com uma pesquisa de satisfação.
Com a conversa iniciada, é ainda mais fácil abrir oportunidades de contato com o consumidor, simplificando o processo de fidelização com a marca. Nesse caso, use muito bem os dados do seu CRM (Customer Relationship Management) e envie mensagens com novas promoções, fazendo remarketing, ou até mesmo para lembrá-los de algum produto que pode ter ficado para trás no carrinho de compras.
Gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando o blog da Linx e não perca nenhuma chance de ter sucesso na Black Friday.
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