barreiras entre online e offline. Portanto, prepare-se para permitir, por exemplo, que os consumidores comprem pelo site e retirem o produto na loja, ou disponibilize totens para pesquisa e autoatendimento na loja física. Além disso, não abra mão dos dispositivos móveis – as compras feitas pelo celular cresceram 81,8% na Black Friday de 2017 na comparação com 2016.
Você precisa estar preparado para atender e vender para os clientes na Black Friday. Lembre-se: eles já não enxergam
barreiras entre online e offline. Portanto, prepare-se para permitir, por exemplo, que os consumidores comprem pelo site e retirem o produto na loja, ou disponibilize totens para pesquisa e autoatendimento na loja física. Além disso, não abra mão dos dispositivos móveis – as
compras feitas pelo celular cresceram 81,8% na Black Friday de 2017 na comparação com 2016.
Otimize a infraestrutura da sua loja virtual
As promoções da Black Friday costumam durar apenas um dia. Portanto, espera-se que o seu site tenha um alto número de visitas em um curto período de tempo. Por isso, é fundamental que a plataforma utilizada suporte todo esse tráfego. Se, em dias de menos fluxo, você já percebeu que teve problemas com isso, é importante melhorar a estrutura da sua loja virtual. Para a Black Friday de 2019 (e outras datas importante do varejo), busque soluções que garantam o bom funcionamento do seu e-commerce.
Quando a Black Friday chegou ao Brasil, as más práticas causaram revolta nos consumidores: algumas lojas aumentavam o preço nas semanas anteriores à data para, depois, diminuí-los, dando uma falsa impressão de desconto, fazendo com que os clientes pagassem a “metade do dobro”.
Mas, hoje, os consumidores estão atentos a essas práticas e já não aceitam mais esse tipo de estratégia. Para evitar o problema e não manchar a imagem da sua marca, planeje-se para criar promoções que você realmente possa cumprir. Negocie com os seus fornecedores, calcule os seus preços corretamente e ofereça descontos reais e atrativos.
Durante a Black Friday, algumas das suas ofertas podem atrair muito a atenção dos clientes, até mais do que esperado. Se você não fizer uma avaliação do seu estoque com antecedência, é possível que alguns consumidores se deparem com itens indisponíveis, ficando frustrados com a experiência de compra proporcionada pela sua marca. Portanto, uma questão essencial quando se trata desta data é o planejamento do estoque.
Antes mesmo de entrar em contato com os seus fornecedores, é importante avaliar:
- Quais produtos você pretende colocar em promoção em uma “queima de estoque”.
- Qual é a quantidade necessária de produtos para atender ao volume de vendas e ao giro do estoque.
- Quais são os produtos que costumam ter maior rotatividade na sua loja e que não podem faltar.
- Quais produtos estão presos em estoque há muito tempo e que vale a pena aproveitar a Black Friday para colocar para rodar.
Você já pensou sobre como pretende divulgar as suas ofertas para os clientes? Quais produtos estarão em destaque? Quais descontos você irá oferecer? De que maneira irá anunciá-los? Essas são questões muito importantes que precisam ser pensadas de forma antecipada. Para não atropelar os processos, comece a planejar o marketing e a publicidade pelo menos um mês antes.
E por ser uma época de alta demanda, os preços dos anúncios de mídia paga estão maiores. Então, é preciso ser criativo e se planejar bem para reservar uma verba boa de marketing para essa época.
Dê atenção aos seguintes pontos:
- E-mail marketing
- Mídias sociais
- Marketing de influência (blogueiros e influenciadores)
- Escuta social
- Mídia paga
Quem tem loja sabe que nem sempre é fácil recrutar mão de obra temporária para o período da Black Friday. Por isso, indicamos que você já comece essa procura no mês anterior.
E não é porque estamos falando de e-commerce que você não precisa ter essa preocupação. Mesmo que não seja necessário pensar em contratar atendentes com foco em loja física, a sua equipe de atendimento online precisa estar preparada para uma alta demanda de dúvidas, reclamações e solicitações de troca.
E além da contratação, ainda é preciso pensar no treinamento. Afinal, uma equipe de atendimento bem treinada e orientada sobre os produtos para informar os clientes é o segredo para que tudo corra bem durante o pico de vendas.
Também é importante motivar o time, deixando-o desperto e contente nesse período. Mostre à equipe a sua importância para a empresa, especialmente neste dia. Uma boa ideia é mobilizar os colaboradores com brindes, como camisetas e lanches para mantê-los dispostos nas 24 horas de Black Friday.
Ao conquistar clientes em época de Black Friday, é preciso trabalhar para fidelizá-los ao longo do ano todo. Afinal, a Black Friday acontece todos os anos. Isso sem falar nas outras datas comemorativas que também são sinônimo de faturamento para o seu e-commerce.
Portanto, tenha em mente que a venda não acaba quando o processo de compra é finalizado. Manter contato com os consumidores é essencial para construir uma relação com eles.
Após a entrega, procure saber a opinião dos clientes em relação à sua empresa. Ou seja: ouça o seu cliente, troque mensagens com ele e, principalmente, ofereça vários canais de atendimento (online e offline) para que ele escolha quando e como deseja se comunicar com a sua marca.
Fique de olho na logística
Ao conquistar clientes em época de Black Friday, é preciso trabalhar para fidelizá-los ao longo do ano todo. Afinal, a Black Friday acontece todos os anos. Isso sem falar nas outras datas comemo
Quem trabalha com e-commerce sabe que a logística é uma questão que precisa de dedicação durante o ano inteiro. Mas, na Black Friday, com o aumento dos pedidos, os cuidados devem ser redobrados. Por isso, é preciso estar muito atento a pontos como:
- Valores e prazos: busque possibilidades para diminuir o valor do frete e o prazo de entrega. Negocie com as suas transportadoras parceiras e procure proporcionar a melhor experiência de compra aos clientes.
- Frete grátis: se possível, ofereça frete grátis. Afinal, os clientes estão comprando na Black Friday para pagar menos, e de nada adianta oferecer frete a preços exorbitantes. Uma boa dica para não sair no prejuízo é estipular um valor mínimo de compra como condição.
- Organização do transporte: conte com uma transportadora comprometida e de confiança. Busque parceiros especializados, que farão entregas com segurança e agilidade.
- Logística reversa: durante picos de venda, é preciso estar preparado para receber solicitações de trocas e recolher mercadorias. Então, mantenha os documentos organizados e automatize os processos.
- Retirada na loja física: essa prática diminui os custos de entrega, é menos demorada para o cliente e o lojista ainda pode aproveitar o aumento do fluxo para vender mais.
Como falamos, a Black Friday já é uma das datas mais importantes para o varejo. E se você ainda não está preparado para isso, entre em contato com a Linx Commerce, que nós temos as melhores soluções para contribuir para a evolução da sua loja virtual.
Erativas que também são sinônimo de faturamento para o seu e-commerce.
Portanto, tenha em mente que a venda não acaba quando o processo de compra é finalizado. Manter contato com os consumidores é essencial para construir uma relação com eles.
Após a entrega, procure saber a opinião dos clientes em relação à sua empresa. Ou seja: ouça o seu cliente, troque mensagens com ele e, principalmente, ofereça vários canais de atendimento (online e offline) para que ele escolha quando e como deseja se comunicar com a sua marca.