E-commerce
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No Brasil, é comum ouvir que o ano começa depois do Carnaval. O mês de fevereiro simboliza a retomada da economia já que tanto para o comércio online como para o offline há uma caída nas vendas por conta do Carnaval. Essa queda ocorre desde o primeiro mês do ano, que vem carregado de tributos, impostos e outros gastos, como IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), seguro de veículo, matrícula e materiais escolares. Além disso, também há os gastos fixos do mês, acompanhado das faturas de cartões de crédito recheadas dos gastos das festas de fim de ano. Porém, o gerente de e-commerce da Eletrônica Santana, Flavio Inacio, afirma que as empresas não devem se desmotivar por conta da data. Os dois primeiros meses do ano podem ser aproveitados de forma produtiva e são ideias para a empresa se preparar para o que vem depois do Carnaval. “É importante que as empresas entendam que toda época é época de vender, basta saber aproveitar as oportunidades”, afirma Flavio. “Fevereiro é a oportunidade de reforçar o primeiro contato do ano, independente da sazonalidade”, diz.
Segundo o profissional, para as empresas alcançarem resultados positivos no mês de fevereiro não devem limitar a estratégia da empresa nas datas comemorativas. Um bom empreendedor estrategista aproveita esse período morno para realizar tarefas que em períodos normais, com o mercado aquecido, são deixadas de lado, por pura falta de tempo. A primeira tarefa para o período é organização. O momento pode ser ideal para organizar todos os setores da empresa. “A equipe de planejamento estratégico deve supervisionar essa tarefa, para que estejam preparados a cumprirem metas traçadas”, explica Flavio.
Além disso, entrar em contato com os clientes é fundamental para entender o que eles esperam da empresa durante o ano. Isso ajuda a atender melhor os clientes e fortificar as relações. No entanto, fazer um levantamento de novos clientes também é ideal para o período. Estudar técnicas de prospecção vale a pena para que sejam prospectados clientes certos, que possam se tornar clientes ativos.
Portanto, apesar de não representar garantia de sucesso, o planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental que aumenta as chances de sucesso e diminui as chances de erro. “Nas vendas, o ano não começa depois do Carnaval”, finaliza.