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O novo espaço para postos bandeira branca no mercado de combustíveis
Samuel Carvalho, gerente de Produto e Inovação O mercado de combustível brasileiro está em mutação. Questões como privatizações, fim de
O Dia das Crianças é uma oportunidade gigantesca para que diversos negócios aumentem suas vendas. Com grande potencial de lucro, essa data pode ser aproveitada para a criação de estratégias de marketing que acertem em cheio o seu público-alvo.
Tendo isso em vista, selecionamos, neste post, algumas dicas para expandir seus lucros nessa época do ano e aumentar as vendas do seu negócio. Confira!
Além da beleza estética, a utilização de fotos significa uma poderosa arma na hora de aumentar as vendas (e a conversão) da sua loja. Com as imagens, o cliente tem uma primeira visão do produto e, assim, as chances de finalizar a compra aumentam muito.
Hoje em dia, muitas lojas virtuais preferem fotografar suas próprias mercadorias, e para isso, precisam ter ou alugar um equipamento adequado (câmera profissional, luz e cenários). É preciso que a foto esteja em boa qualidade e que ela atraia o consumidor. Para isso, pode-se usar programas como o Photoshop ou o Fireworks na hora de consertar pequenas imperfeições.
Disponibilizar algumas fotos de cada mercadoria, assim como a função zoom, permite que o cliente não tenha dúvidas sobre o que está comprando. Tenha em mente que muitas compras na web são feitas de forma espontânea, e que uma foto boa do seu produto pode ser extremamente atraente para alguém que está apenas navegando pela internet.
Dentro do site, é importante que haja um padrão de tamanho das imagens e alinhamento, fazendo com que a tela do internauta seja uniforme. Quanto mais agradável for a navegação para os visitantes, maiores serão as chances de fechar negócio!
As mídias sociais vieram para ficar e, hoje em dia, é praticamente impossível uma empresa nova se firmar no mercado sem elas. O novo marketing boca a boca agora é on-line: se você quiser aumentar as vendas, será inevitável aproveitar essa tecnologia.
Em datas comemorativas, as mídias sociais são importantes aliadas para divulgar os itens e as iniciativas de mercado da empresa.
Instrumentos como Facebook, Twitter e Instagram estão revolucionando a relação empresa-cliente, tornando-a cada vez mais próxima. Utilize essas redes a seu favor: valorize uma interação mais pessoal com os usuários em vez do tratamento impessoal e polido. Muitas marcas utilizam emojis e gírias para cativar seus clientes mais jovens. Se for esse o seu caso, atente-se para a ideia!
Além disso, redes como Twitter e Facebook têm sido mais aproveitadas para promoções e sorteios de uma marca. No Twitter, pode-se formular campanhas de sorteios para quem der RT (retweet) na sua ação. Enquanto isso, na página de Facebook da empresa, poste uma campanha solicitando que seus fãs compartilhem determinada imagem ou use alguma hashtag específica — é uma ótima tática para espalhar o nome da sua marca pelas redes.
Outras ferramentas como Pinterest e Snapchat também vêm sendo cada vez mais usadas na hora de deixar sua marca registrada no coração da clientela. O Pinterest, que possui a opção de “pinar” uma foto, é uma rede particularmente rentável, já que tem cerca de 50 milhões de usuários pelo mundo e trabalha de uma maneira mais temporal: é viável recuar a conteúdos publicados meses antes, sem a dificuldade trazida pelo Facebook. Já no Snapchat, o ideal é mostrar as novidades da marca ou os produtos disponibilizados por tempo determinado.
Porém, é conveniente ter cuidado com aquilo que você publica: trace uma boa estratégia de marketing antes de publicar seus conteúdos. Da mesma maneira que propagam ideias a seu favor, as redes sociais podem se tornar uma tremenda dor de cabeça se não forem bem utilizadas, já que o julgamento dentro delas é rápido — e, muitas vezes, viral.
Um CTA — ou a famosa “chamada a ação” — visa estimular o usuário a finalizar a compra no seu site ou cumprir alguma coisa que você deseja que ele faça. Para isso, disponibilize, no seu e-commerce, informações sobre a empresa e sobre as transações, bem como ofertas e cupons de desconto.
Em datas comemorativas, utilize banners mais vívidos e deixe em destaque no e-commerce a ação (CTA) destinada ao período. Dê certo sentido de urgência à sua mensagem: utilize termos como “por tempo limitado” ou “apenas nesta semana” — isso incentiva que os clientes efetuem a compra por impulso ou mais rapidamente.
O e-mail marketing alavanca (e muito) as vendas de um site. Para tê-lo, disponibilize na sua página na internet uma aba em que clientes interessados nas novidades da marca possam se cadastrar. Para tornar a ideia mais atraente ao internauta, ofereça descontos ou brindes para aqueles que efetuarem o cadastro.
As campanhas de e-mail marketing agem como uma forma direta de comunicação entre a empresa e o usuário, e devem ser bem exploradas. Mostre que você valoriza seu contato on-line, compartilhando novos produtos em primeira mão ou oferecendo esquemas de pontos e recompensas no site.
Em datas sazonais, como o Dia das Crianças, a ideia é capaz de atrair muitos clientes! Na primeira semana de outubro, dispare o e-mail com as novidades e promoções que a marca vai oferecer naquela época do ano. Apresente ofertas exclusivas para os clientes da sua lista de cadastro — assim, as chances de compra e fidelização aumentam!
Se você já tiver feito ações de mercado em anos anteriores, é importante analisá-las e descobrir o que funcionou e o que não obteve sucesso com seu público-alvo. Dessa forma, pode-se aprender com seus próprios erros e acertos e, assim, aprimorar suas técnicas.
Fique de olho, também, nas campanhas da concorrência: elas podem ser uma importante fonte de inspiração. Preste atenção na linguagem empregada e na forma como os produtos são abordados nas campanhas alheias.
Uma ótima dica para quem deseja vender em uma época específica do ano é segmentar a audiência — ou seja, fazer o recorte de quem é o público-alvo para determinada ação e, por meio de estratégias de marketing, avaliar meios de atingi-lo diretamente.
Para a ocasião do Dia das Crianças, a divisão de clientes por idade é uma boa ideia. Mas não se esqueça de que os decisores das compras são os pais das crianças. Portanto, raciocine sobre táticas diferenciadas para usar com cada tipo de cliente.
Procure também se colocar no lugar do cliente que acabou de chegar ao seu site: como ele pesquisaria um presente para o Dia das Crianças? Crie bons filtros de palavras sugeridas, as quais possam estimulá-lo a navegar pelo e-commerce — e separe os produtos também por faixa etária.