Transformação Digital
Vamos desligar o varejo?
Quer saber como a Linx pode ajudar o seu negócio? Clique aqui.
Esta celebre frase resume muito o sentimento que seu cliente terá ao primeiro contato com sua loja virtual.
Pensando nisso, imaginemos que a página inicial de seu e-commerce é como a fachada da loja física. Pode ter certeza que seu cliente só irá entrar caso se sinta estimulado e seguro, tendo a nítida impressão que está entrando no lugar certo para comprar o produto que deseja.
Seguindo nesse pensamento, não basta apenas ter uma faxada atraente, os clientes querem circular pela loja e enxergar os objetos de forma organizada. Querem localizar os produtos sem precisar de muita ajuda, ver seu preço, levar até o caixa, pagar com a forma de pagamento que lhes for mais conveniente e sair com o seu pacote. No e-commerce não é nada diferente, se você sempre realizar essa relação entre o físico e o virtual, sempre poderá analisar se seu e-commerce está no caminho certo.
Para desenvolver um bom layout, o primeiro passo é conhecer bem o perfil de seu público alvo, para que seja possível direcionar a criação objetivando agradar seus clientes.
Estude seu consumidor, pesquise a concorrência e defina os elementos determinantes para fazer com que seu cliente sintase satisfeito ao entrar em sua loja, e o mais importante de tudo, compre muito.
Vamos supor que sua loja trabalhe com o mercado de games, poderíamos montar o seguinte perfil consumidor:
Conforme idade levantada e tendo em vista que muitos são solteiros, podemos deduzir que nossos clientes potenciais devem passar boa parte da noite jogando, pois durante o dia estão trabalhando ou estudando, sendo assim, definir cores predominantemente escuras, poderiam criar um cenário semelhante ao de estar jogando enquanto navega na loja. Também temos que trabalhar efeitos visuais bem elaborados, pois estes remetem muito a alta tecnologia, atraindo ainda mais nosso público.
Não podemos esquecer que a página inicial deve ser repleta de novidades, pois o público tem interesse no que à mais novo no mercado. Vimos que é extrema importante deixar a mostra os canaisdas redes sociais, pois sabemos que este consumidor utiliza estes meios para obter mais informações de nossos produtos.
Ter essa informação pode parecer que não muda muito na concepção visual de sua loja, mas caso você opte por definir uma estratégia especial de frete para determinada região, por causa do volume de vendas, fica claro que você deverá deixar bem a vista este benefício.
Cabe ressaltar que conhecer bem o perfil do seu cliente não ajuda apenas no desenvolvimento de um layout mais atrativo, mas também ajuda em várias outras decisões que você deverá tomar em seu negócio online.
Todo mundo tem um sobrinho que entende de photoshop, mas minha recomendação é: “Fique longe dele!”
Não ouse pedir ajuda a ele, a não ser que ele seja muito bom e já tenha outras experiências com criação para e-commerce. E ainda alerto, economizar no desenvolvimento do visual de sua loja, pode ser o primeiro passo ao fracasso de seu negócio virtual.
Em conversa com algumas agências de SEO, em um certo evento, lembrome da frase que falei enquanto discutíamos se deveríamos investir mais em compra de acessos ou no desenvolvimento de um bom layout:
“De que adianta ter milhares de acessos se quando o cliente chegar a loja virtual, não gostar? É a mesma coisa que entregar panfletos e os clientes jogarem no lixo…”
Ao longo deste texto enfatizamos a importância de um layout bem elaborado, que temos que estudar nosso público e que temos que procurar especialistas para nos apoiar neste desenvolvimento. Isso já nos dá uma boa garantia de sucesso em nosso projeto, mas além disso, temos elementos que independente de tudo, estão em todo e qualquer e-commerce do mercado, iremos listar alguns:
Se todos os elementos acima estiverem presentes no design de sua loja, pode ter certeza que já está no caminho certo.
Mas como sabemos que fazer o mesmo que todos outros fazem, não irá garantir nosso sucesso, agora iremos passar as dicas de ouro, que farão com que seu e-commerce tenha um diferencial competitivo junto a sua concorrência:
Agora que sabemos tudo que precisamos para desenvolver um layout de sucesso, não basta apenas desenvolvermos e pronto. Está tudo resolvido!
Voltarei a fazer uma relação com a loja física para demonstrar o quão importante é mudar constantemente. Aposto que você não voltaria a entrar em uma loja que você passa todos dias na frente e vê os mesmos produtos na vitrine. Se você concorda comigo, então saberá que periodicamente terá que realizar algumas alterações para garantir que os clientes continuem a acessar sua loja.
Tendo isso em mente, observamos que é necessário analisarmos incessantemente se nossa estratégia está alcançando nossos objetivos, e mesmo se estiver, ir testando melhorias, sempre focando em aumentar a satisfação de nossos clientes.
Não esqueça que temos diversas datas comemorativas no calendário brasileiro, estas irão exigir que você readeque seu layout para ambientar sua loja a espera dos clientes que procurarão por produtos ligados a este evento.
Alterar o design para essas datas não quer dizer alterar tudo, a formas de mudar, sem afetar estruturalmente toda loja, pois afinal, também não é bom mudar toda loja de um dia para o outro, pois os clientes podem estranhar e achar que estão no site errado. Mude banners, algumas cores e a lista de produtos exibidos na página inicial, com certeza isso já surtirá um ótimo efeito junto aos consumidores.
Não acomode-se! Desenvolva, analise e evolua frequentemente o layout de seu e-commerce.