A farmácia de 2018!

A farmácia de 2018!

Ao olhar para 2017, no primeiro semestre, o setor de farmácias e drogarias teve um aumento de 3,87% em relação ao mesmo período de 2016 (fonte: IMS Health), ou seja, mesmo em um ano de economia conturbada, o setor cresceu. Seguindo a mesma lógica, para 2018, o setor farmacêutico tem grandes perspectivas com relação ao crescimento nas vendas.

Mas, para que os negócios deem certo, separamos 3 fatos que também são essenciais para que a farmácias e drogarias se desenvolvam e cresçam este ano.

1. Planejamento e uma boa gestão

Ter um planejamento é fundamental para começar 2018 com o pé direito, para isso, é necessário discutir as principais metas e estratégias para garantir um ano positivo aos negócios. Os esforços devem agregar todos os departamentos e ajudar a empresa a ter mais tranquilidade nos próximo ano . Ficar de olho nas notícias do setor, também é importante. Como é o caso do debate relacionado às vacinações dentro das farmácias, em que a proposta está em discussão na Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa).

Planejamento feito, é hora de colocar em prática. Com uma gestão eficiente, o planejamento sai do papel. Com sistemas de gerenciamentos efetivos, é mais simples compreender a sazonalidade do setor, gerenciar estoques para cada época e estar preparado para mudanças de última hora que possam influenciar as vendas.

2. Programas de fidelidade

Sim, eles ainda aparecem aqui mais uma vez. No mercado farmacêutico, os programas de fidelidade já fazem parte da realidade de toda grande rede. No entanto, nem sempre aproveitam todo o potencial que o uso do programa pode trazer aos negócios, limitando-se à oferta de descontos e não necessariamente o contato para conhecer melhor o seu cliente ou, até mesmo, multiplicar as vendas.

O fato é que os programas de fidelidade modernos podem ir muito além de oferecer descontos, usando tecnologia e inteligência para ajudar as farmácias a entenderem profundamente os hábitos de seus clientes e aumentarem o retorno das ações.

Entendendo as conexões entre as compras dos clientes, é possível oferecer uma experiência de compra diferenciada, personalizar ofertas e colocar o produto certo, no momento perfeito.

 

3. O farmacêutico

Muito além que uma figura obrigatória nas farmácias, o farmacêutico está lá como uma pessoa responsável pela orientação dos clientes. O farmacêutico é um profissional de extrema importância dentro da sociedade, principalmente na área da saúde, ele é capacitado para atuar em farmácias de diversos estabelecimentos como hospitais, consultórios, clínicas, postos de saúde, além das drogarias particulares.

Principal gerenciador do setor de farmácia nas unidades de saúde, ele é o grande responsável por conferir as receitas prescritas pelo médico e dar as orientações corretas ao paciente sobre determinada medicação e, engana-se quem pensa que essa posição é responsável só pelas vendas de medicamentos, ele também pode orientar em outros itens de consumo como os relacionados a saúde bucal, itens para cabelos, loções entre outros, sendo uma ótima estratégia para aumento do ticket médio de farmácias e drogarias.

Além do mais, mudanças em legislações relacionadas à área da saúde sempre influenciam o pode dar as instruções corretas e ajudar a rede a se preparar para tais mudanças. Podemos ver, como exemplo, o debate relacionado à vacinação citado acima. Com a mudança da legislação, o farmacêutico é uma das pessoas responsáveis pela a orientação da venda dos medicamentos, estando sempre atento a aderência da nova legislação e suas aplicações.

 

Com a loja preparada para o ano, agora é só colocar em prática todas as lições aprendidas no ano que passou e estar sempre atento aos novos rumos que o setor está direcionando.

 

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