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O novo espaço para postos bandeira branca no mercado de combustíveis
Samuel Carvalho, gerente de Produto e Inovação O mercado de combustível brasileiro está em mutação. Questões como privatizações, fim de
Mesmo em fase de testes, a internet 5G já anima por prometer grandes inovações na comunicação móvel, como fazer o download de um filme de alta definição em até 10 segundos. O mesmo vale para o delay, aquele tempo de espera até que a página carregue por inteiro depois de digitar um endereço de um site. Na atual conexão 4G, ela é de 10 milissegundos. Na próxima, promete ser dez vezes mais rápido.
A nova tecnologia começa a ser implementada no fim de 2021. Empresas de telecomunicações projetam que a chegada do 5G no Brasil pode movimentar R$ 23 bilhões em 10 anos, aumentando o PIB em 1% e criando 200 mil empregos formais.
Mas toda essa velocidade não servirá só para a comunicação móvel entre as pessoas. Quem mais ganhará com ela serão as aplicações de realidade aumentada e internet das coisas (IoT). Essas e outras soluções impactam diretamente no ecommerce.
Conexão múltipla
Carros, trens, metrôs: não importa onde você estiver, nem a sua velocidade. O 5G conseguirá mantê-lo conectado, mesmo a 500 km/h. Estima-se que, em 2022, para cada pessoa no mundo, haverá três aparelhos conectados na rede – e aqui não falamos somente dos smartphones. O 5G já foi desenvolvido pensando nisso e promete suportar até um milhão de dispositivos dentro de um quilômetro quadrado, com uma vantagem adicional: a tecnologia deve utilizar apenas 10% da energia necessária para o 4G, já que não precisará utilizar tanta capacidade de processamento.
Com essas características, fica evidente que o 5G irá transformar a experiência dos usuários. A tecnologia favorece o uso de diversos dispositivos para acessar o ecommerce, como televisão, computador e smartphones, além de relógios inteligentes e até carros e geladeiras conectados com a rede. Ao mesmo tempo, os comandos por voz estarão mais aperfeiçoados e integrados a diferentes dispositivos e os assistentes virtuais terão uma capacidade ainda maior de recomendar o produto certo para cada usuário.
Realidade aumentada
Já ouviu falar em realidade aumentada? É uma tecnologia que faz objetos virtuais se misturarem com os reais. Com o 5G, o uso dessa solução será facilitado, gerando mais interatividade com os clientes. Assim, o tempo de permanência no site aumenta, cresce a conversão e, também, a possibilidade do cliente sair satisfeito da compra.
A tecnologia já vem sendo usada por marcas de vestuário, móveis, maquiagem, tintas e até agências de viagem. A realidade aumentada permite ver se uma peça de roupa teria um bom caimento no seu corpo, se a cosmético combina com o tom da pele e até se o quadro que você deseja comprar combina com a cor da parede e o restante da decoração.
Inteligência artificial, machine machine learning e muito mais
Além da IoT e da realidade aumentada, o 5G catapulta a utilização de Inteligência Artificial dentro das empresas. Enormes quantidade de dados podem ser analisados mais rapidamente, facilitando o aprendizado de máquina (machine learning). Assim, torna-se mais fácil descobrir padrões, encontrar problemas relacionados a tráfego, funcionamento de equipamentos e disponibilidade de redes, por exemplo.
Com a inteligência artificial aliada ao serviço de suporte ao consumidor, pode-se otimizar o volume de atendimentos, unificar diversos canais e até abrir a possibilidade de atendimento via chamada de vídeo, já que a conexão não será mais um problema.
Principais mudanças em infraestrutura
Muitos usuários já utilizam os smartphones como seu principal dispositivo, inclusive para comprar nos ecommerces, mas esse número deve aumentar significativamente com o 5G. Portanto, é preciso repensar o formato e a navegabilidade das lojas virtuais. Se a sua loja tiver problemas de carregamento, isso se agravará à medida que os consumidores se acostumarem com o novo padrão de navegação.
Do ponto de vista de infraestrutura de TI, um ponto especial de atenção é o check-out, quando a navegabilidade precisa ser mais estável, evitando erros na transação com o meio de pagamento e as chances do cliente desistir do carrinho.
Nesse momento, é fundamental contar com uma equipe preparada e com fornecedores de confiança. Sistemas em nuvem ajudam a modernizar a infraestrutura, mas é preciso pensar em plataformas de análise para verificar os dados e de capacitação de serviços em tempo real, bem como na governança da sua empresa nesse período que promete ser muito mais dinâmico.
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