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O novo espaço para postos bandeira branca no mercado de combustíveis
Samuel Carvalho, gerente de Produto e Inovação O mercado de combustível brasileiro está em mutação. Questões como privatizações, fim de
A medida que o e-commerce vem se destacando e atraindo consumidores em todo país, é muito comum aparecerem diversos empreendedores aventureiros no mundo das vendas online. Porém, se engana quem pensa que ter uma loja virtual resume-se apenas a montar uma plataforma, disponibilizar produtos e aguardar que os clientes cheguem.
Assim como no comércio tradicional, é preciso traçar uma estratégia, montar um plano de negócios e desenvolver ações para atrair e cativar dia após dia sua base de clientes.
Pensando em lhe ajudar a desenvolver o seu negócio, preparamos 11 dicas de como se destacar no mercado e ter uma loja virtual de sucesso. Confira!
O primeiro passo para se ter sucesso em uma loja virtual é desenvolver uma plano de negócios eficaz. Afinal, planejar é a forma mais segura para se alcançar resultados satisfatórios.
Para isso, é importante mapear todos os pontos relevantes e definir de maneira clara quais são os objetivos que você pretende alcançar com o seu e-commerce. Informações como análise de mercado, tamanho da concorrência, quais as fraquezas ou ameaças que o segmento pode encontrar são indispensáveis para um plano de negócios eficiente.
Ter esses pontos mapeados no início do empreendimento lhe ajudará a desenvolver a estratégia de forma mais assertiva e a estipular métricas e métodos que irão permitir o seu crescimento e evitar possíveis riscos que eventualmente o mercado pode oferecer.
Ter uma loja virtual na web não é o suficiente para alcançar o sucesso nas vendas online. É preciso oferecer uma boa experiência visual ao seu cliente para garantir que ele permaneça interagindo com seu e-commerce por mais tempo.
Nada de usar um layout com cores muito exageradas, banners que atrapalhem a visão dos produtos ou muitas informações de uma só vez. Essas práticas podem poluir seu site e acabar assustando o usuário, fazendo com que ele sinta vontade de sair rapidamente da página sem chegar ao objetivo final, que é realizar uma compra.
Cuidado: no mundo online, a concorrência é grande e, com apenas um clique, o consumidor pode abandonar de vez sua loja virtual, caso a experiência não lhe agrade.
A imagem do produto é um ponto fundamental que pode determinar o sucesso da sua loja virtual. No ambiente online, é imprescindível dar uma atenção especial para as fotos de cada produto, pois o cliente não pode tocar ou experimentar as peças. Dessa forma, as imagens é que irão determinar se ele avança ou não para a compra.
Uma dica importante é explorar todos os ângulos do produto durante as fotografias, além de manter um fundo branco que ofereça destaque somente para o produto. Isso fará com que o cliente possa observar todos os aspectos da peça, sentindo mais segurança para efetuar a compra, além de dar um ar mais profissional para sua loja virtual.
Provavelmente, você já deve ter se perguntando o que é preciso fazer para que sua loja virtual apareça nos primeiros resultados do Google de maneira orgânica, não é mesmo? Isso é perfeitamente possível desde que se invista tempo em título e descrição dos produtos.
Um erro bastante comum no e-commerce, principalmente naqueles que trabalham com uma única linha de produtos, é replicar o nome e a descrição para todos os itens, alterando apenas informações básicas, como cores ou tamanhos. Esse é um erro grave que pode fazer com que a sua loja seja penalizada pelo Google, caindo muitas posições no ranqueamento das principais páginas.
Portanto, para conquistar uma boa posição nas primeiras páginas dos buscadores, invista em títulos e descrições otimizadas, crie conteúdo exclusivo para cada produto, abuse da criatividade e dê o máximo de informações possíveis sobre cada peça. Assim, o seu conteúdo irá ganhar destaque e crescer de maneira orgânica.
Ter um preço de vendas competitivo junto ao mercado é um dos fatores essenciais para o sucesso da sua loja virtual. É preciso encontrar um equilíbrio para se chegar ao preço ideal. Afinal, é necessário levar em consideração todo custo da sua operação na hora de precificar o produto para que você não saia no prejuízo e, ao mesmo tempo, o preço não pode ser muito mais elevado do que os seus concorrentes para não perder o cliente.
Uma dica é trabalhar em um preço competitivo e mostrar outras vantagens ao seu cliente, como uma embalagem diferenciada, um atendimento personalizado, o envio rápido, entre outras ações para que o seu preço não seja um fator negativo no momento de realizar a compra.
Um controle de estoque eficaz está diretamente ligado ao sucesso de suas vendas online. Manter uma gestão de estoque bem organizada pode impactar na fidelização de clientes, na quantidade de vendas realizadas e até mesmo na diminuição de custos da sua operação.
Por isso, invista tempo para entender como funciona e qual é a melhor forma de gerenciar o estoque do seu e-commerce. Dessa maneira, você irá minimizar as chances de enfrentar possíveis desgastes junto aos clientes ou até mesmo aos fornecedores.
Muitas empresas ainda não estão investindo em marketing de conteúdo para ampliar os resultados do seu negócio, o que é um grande erro. Se você pretende se tornar referência no segmento em que atua, é preciso ser reconhecido dentro dele, e nada melhor do que ter um blog para se diferenciar em seu setor.
Ter um blog e investir conteúdo relevante é uma ótima estratégia para atrair e aumentar de forma exponencial a quantidade de consumidores a interagir e adquirir produtos da sua marca.
As redes sociais também podem ser ótimas aliadas para alcançar o sucesso em sua loja virtual. Conhecer bem o seu público é o primeiro passo para se ter sucesso em uma estratégia de marketing por meio desses canais.
Faça posts curtos e relevantes que realmente irão agregar conhecimento no dia a dia de seus seguidores. Essa é uma ótima maneira de fidelizar as pessoas e envolvê-las cada vez mais com a sua marca.
Desenvolver um plano de logística é de suma importância para traçar estratégias assertivas de acordo com a especialidade de sua loja virtual. Planejar, controlar e executar de maneira eficaz o armazenamento e deslocamento dos produtos de seu e-commerce permite que se diminua os riscos de atraso na entrega aos seus clientes.
Outro ponto que muitos empreendedores pecam é no serviço de atendimento ao consumidor. Nunca perca de vista a importância que o cliente tem para o seu negócio!
Atualmente, com o avanço das tecnologias e a facilidade de acessar às marcas, os consumidores ganham voz e eles podem utilizá-la tanto para promover a sua loja virtual quanto para manchar a sua reputação.
Oferecer o serviço de atendimento ao consumidor não é mais do que a obrigação de qualquer negócio. Então, se você deseja se diferenciar, invista em um atendimento personalizado e demonstre ao cliente que o seu negócio realmente se importa com a satisfação dos consumidores.
Quando um consumidor realiza uma compra em sua loja virtual, ele apenas deu o primeiro passo para vir a se tornar seu cliente, mas quem irá definir isso de fato é você.
Atrair, conquistar e vender sem uma estratégia de fidelização não significa ter um cliente. Para isso, é preciso realizar um bom trabalho de pós-venda, demonstrando o respeito que sua empresa tem com relação à opinião e satisfação de seus consumidores.
Atualmente, poucas empresas oferecem a devida importância para essa estratégia. Portanto, se você deseja que o seu e-commerce se destaque dos demais, ofereça um pós-venda como o seu principal diferencial.
Quer saber mais? Entre em contato conosco!