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Um grande aliado da sua empresa na hora de vender mais é o call to action. Trata-se de um botão que vai levar o visitante da sua página a executar determinada tarefa: comprar, assinar uma newsletter, se cadastrar etc. Eles devem ser criados levando em conta diversos aspectos, para que sejam mais persuasivos e melhorem os resultados do seu site.
Pensando nisso, criamos este texto, com as principais dicas que você precisa levar em conta na hora de criar os melhores CTAs possíveis. Interessado? Então continue lendo e bom aprendizado!
É importante conhecer um pouco sobre a psicologia das cores para criar um call to action que estimule ainda mais um clique do usuário. Isso acontece porque as cores possuem influência forte sobre o comportamento do visitante. Portanto, escolher as cores certas e que tenham a ver com o negócio da sua empresa é essencial para aumentar a taxa de cliques dos seus CTAs.
Por exemplo, a cor amarela é muito eficaz em CTAs, porque ela desperta a atenção do visitante; o laranja também, por despertar o desejo de ação; cores como o azul e o verde passam mais tranquilidade e credibilidade; o vermelho passa energia e desperta o apetite. Enfim, as cores têm funções variadas e, com certeza, algumas delas serão ideais para a sua empresa! Vale a pena fazer um estudo sobre o tema e conhecer a influência de cada uma.
Ao criar os CTAs, é importante não deixar dúvida sobre a função deles. Por isso, é preciso se certificar de que o cliente saberá que são botões e o que eles fazem. Para isso, selecione cores e formas que deem bastante destaque ao restante da página. Escolha também dizeres que incentivem o clique e deixe clara a função do CTA.
É interessante criar páginas com botões com desenhos diferentes para testar qual deles possui uma conversão maior e, em seguida, selecionar aquele que teve o melhor desempenho.
Usar imagens é uma técnica excelente para chamar a atenção do visitante da sua página. Muitas empresas usam imagens coletadas em bancos de imagem para estimular o clique. Usar imagens com pessoas olhando para o CTA é uma boa estratégia para estimular que o olhar do usuário se dirija ao que interessa. Por outro lado, evite fotos com pessoas que olhem diretamente para o visitante, pois podem causar uma distração indesejada.
É importante pensar também no tamanho das imagens usadas. Por isso, tome cuidado para não exagerar e não deixar a página com a aparência carregada demais. Use imagens que possuam formatos e tamanhos que permitam boa qualidade, para não dar uma aparência amadora e desleixada ao site da sua empresa.
Nos anúncios do Facebook, o call to action é o título, que fica na parte superior do anúncio, em azul. Muitas das opções de customização que existem para o seu site não estão disponíveis aqui, mas é preciso pensar em formas de destacar o seu Facebook Ad em meio a tantos outros que são exibidos diariamente para o usuário.
Existem algumas excelentes formas de despertar a atenção do cliente, como oferecer promoções (dando descontos ou algum brinde), fazer perguntas visando despertar o interesse e a curiosidade do usuário, ter uma mensagem bem clara e objetiva, usar termos que estimulem a urgência, dentre diversas outras.
A dica mais importante sobre o local do call to action é escolher um ponto dentro da área que o visitante visualiza sem precisar mover a barra de rolagem, ou seja, assim que abre a página, ele já será capaz de ver o botão. Muitos colocam na parte superior, em meio aos textos, outros tentam adivinhar para onde o cliente direcionará o olhar quando entrar na página etc. O principal a ser considerado é o quão visível estará o CTA para o usuário que acessar a página.
Existem diversos formatos de CTA, como textos, imagens, pedir comentários ou compartilhamento, botões de venda etc. Cada modalidade possui um objetivo, e a melhor para a sua loja dependerá da sua estratégia. Selecione aquela que se adéqua melhor ao atingimento dos objetivos da sua empresa.
Uma dica importante é fazer testes. Crie páginas que usem formatos diferentes e veja qual delas possui o melhor desempenho na conversão do usuário.
Criar o senso de urgência em quem entra na sua página vai ajudar muito a melhorar a sua taxa de conversão. Por isso, é importante deixar claro que não há tempo a perder; se o usuário quer aproveitar a oportunidade oferecida naquela página, ele precisa clicar rapidamente.
É preciso deixar o call to action bem visível para o visitante. Além da posição e da cor, já citadas aqui, o tamanho do CTA é essencial. Evite usar CTAs pequenos demais, pois poderão dificultar que o usuário identifique e clique neles. É claro que exagerar demais no tamanho também pode deixar a página desarmoniosa. Destaca-se, mais uma vez, a importância da realização de testes A/B, que consistem na criação de duas páginas iguais, mas com uma pequena diferença no que se quer testar: nesse caso, o tamanho do call to action. Crie uma com CTA maior, e outra, menor; depois veja qual possui desempenho mais satisfatório.
E então, o que está esperando para começar a pensar nos próximos botões de call to action do seu site? Coloque já em prática tudo o que ensinamos aqui e melhore ainda mais os seus resultados!