Bares e restaurantes
Dia das Mães: dicas de ouro para seu ecommerce vender mais
Em tempos de coronavírus, aproveite para mostrar os diferenciais da sua loja virtual Está chegando uma das datas comemorativas mais
5 segredos que todo empreendedor precisa saber
Não deixe que a sua loja sofra dificuldades e tenha prejuízos, conheça os segredos que ajudam todo empreendedor a ter sucesso no mercado
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) tem números que mostram que, de cada quatro empresas abertas, uma fecha antes de completar dois anos de existência. Além disso, o fechamento de empresas já supera a abertura de novos empreendimentos no Brasil: só em 2015 mais de 1,8 milhão de companhias, de diversos portes e segmentos, fecharam as portas.
Mas o que, de fato, acontece com as organizações que não conseguem sobreviver no mercado? O que elas podem fazer para superar os obstáculos? Confira os 5 segredos que todo empreendedor precisa saber para ter sucesso e sobreviver no mercado:
Ter o controle das vendas serve para conhecer a quantidade total de itens entregues e pagos pelos clientes, mas também é fundamental para alcançar a margem de lucro esperada, manter o caixa sempre no saldo positivo e saber se a sua empresa está tendo ou não sucesso financeiro.
Por isso, é preciso ter controle sobre as vendas realizadas, seus valores e datas, além de controlar as vendas perdidas e as previstas. É necessário também reunir números do setor de compras, estoque, exposição, precificação, negociação, forma de entrega e outros fatores influentes nesse contexto, gerenciando com eficiência e exatidão a movimentação de entrada e saída dos produtos e acompanhar em tempo real todas as transações da loja.
Olhar de forma analítica para o negócio é fundamental e os relatórios gerenciais são essenciais nesse processo. Eles funcionam como um guia para tomadas de decisões mais assertivas, imprescindíveis para alcançar os objetivos desejados pela empresa.
De uma forma geral, os relatórios gerenciais podem versar sobre diversos aspectos do negócio, do financeiro ao controle de portaria. O importante é que os dados sejam claros, corretos e objetivo, permitindo que sejam analisados a fim de evitar prejuízos, melhorar processos e aumentar a lucratividade, por exemplo.
Outro segredo de sucesso é manter um bom relacionamento com o cliente. É preciso destinar esforços para conhecer e interagir com seus públicos de interesse.
A ideia é atender as necessidades do consumidor e oferecer exatamente aquilo que ele deseja no momento certo, pelo canal mais adequado. Para isso, são usados sistemas de gerenciamento, conhecidos como CRM, ou Customer Relationship Management, com o objetivo de organizar informações valiosas dos clientes – desde o nome até dados de compra -, traçar seu perfil e melhor os resultados de venda.
Nos últimos anos, o varejo conta fortemente com as vantagens do uso de tecnologia para melhorar processos e tornar a experiência de venda muito mais lucrativa. Entre elas estão diferentes tecnologias que servem como facilitadores para o varejista, entre eles: Inteligência Artificial, Analytics e Big Data, que permitem a integração de plataformas e o desenvolvimento de sistemas de gestão online, como os CRM’s, por exemplo.
Com todos esses devices, é possível otimizar o tempo das equipes no controle e organização de diferentes tarefas, como a gestão de estoque, por exemplo. Além de reduzir custos com atividades operacionais ao automatizar processos e liberar os profissionais para lidar com questões estratégicas que potencializam os resultados.
De acordo com uma pesquisa do Sebrae, o índice médio de mortalidade de empresas nos primeiros dois anos é de 26,9%, e uma das principais causas está na falta de controle do fluxo de caixa. E o segredo para reverter esse cenário é ter o controle das operações financeiras que existem em torno do seu negócio.
É fundamental, portanto, gerenciar a entrada e saída de dinheiro da empresa de forma eficiente e organizar todas as movimentações para ter a liquidez certa e necessária, mantendo um equilíbrio nas contas. Para isso, é possível contar com ferramentas de gestão que tornam atividades, como prever a necessidade de capital de giro, cada vez mais fáceis, impedindo que a organização opere no “vermelho”.
Chegamos ao fim da lista de segredos e a ideia é que você faça uma melhor gestão de tarefas importantes para o varejo, como controlar a situação financeira do negócio e usar a tecnologia como aliada. Essas atitudes permitem que a empresa como um todo evolua em conjunto com as necessidades do mercado e some melhores resultados de negócio.
Gostou do artigo? Então continue acompanhando as publicações do blog e conheça mais sobre as soluções da Linx para a sua loja.