Varejo
O novo espaço para postos bandeira branca no mercado de combustíveis
Samuel Carvalho, gerente de Produto e Inovação O mercado de combustível brasileiro está em mutação. Questões como privatizações, fim de
Quando falamos de performance, tecnologia é tudo. Hoje, é possível prever, medir, testar e otimizar qualquer ação, e isso é especialmente importante na hora de anunciar.
Afinal, saber se uma campanha foi exibida para o público-alvo, se as pessoas clicaram, se visitaram a loja ou se finalizaram uma compra, é uma tremenda vantagem na hora de traçar estratégias.
Listamos cinco razões para você entender melhor por que analisar as métricas e a performance impacta tanto no seu bolso. Olha só:
01 – Análises precisas trazem insights relevantes
Para ter insights importantes em seu negócio, é preciso entender o que tem funcionado junto ao seu público-alvo e consumidor final. E você pode buscar essas sacadas por meio de análises precisas e métricas relevantes, interpretando tudo com um olhar estratégico.
Na prática, é importante registrar qualquer mudança realizada em sua campanha – seja de segmentação, frequência, faixa de horário, etc. – e rastrear os dados adequadamente. Só assim você vai entender o que funciona ou não.
02 – Estratégias alinhadas fazem bem para o seu negócio
Metas de campanha claras, bem definidas e alinhadas com os objetivos de negócio refletem em melhorias imediatas, como satisfação do cliente e resultados financeiros positivos.
Também é importante que os KPIs (Key Performance Indicators) da sua campanha façam sentido para que os resultados impactem diretamente na evolução do seu negócio. Sem isso, qualquer planejamento e análise são apenas tiros no escuro.
03 – Relatórios são os pilares do histórico de comportamento e direcionamento de melhorias
Os relatórios de acompanhamento evidenciam o comportamento do consumidor, a performance e a otimização de campanhas, que são pilares fundamentais para análises e mudanças de percurso.
Existem relatórios que requerem agilidade para serem produzidos e trazem informações cotidianas relevantes para ajustes de rota. Também existem insights que devem ser mais detalhados, enumerando os aprendizados e direcionando próximos passos. E, além disso, há relatórios que trazem uma visão mais ampla e gerencial, onde se pode e deve explorar pontos fortes e fracos do seu percurso e evolução.
04 – Analisar as etapas permite entender e otimizar o todo
Um ponto importantíssimo e muitas vezes negligenciado: os passos que antecedem a conversão são tão importantes quanto a própria conversão. Por isso, fique atento a cada etapa do seu funil para saber onde ajustar detalhes da campanha e otimizar a entrega das conversões, ou seja, dos seus potenciais clientes.
05 – Qualidade dos dados impacta a tomada de decisão
Não dá mais pra tomar decisões erradas por causa de dados de má qualidade, né? É importante que se tenha um controle de qualidade de todos os dados consolidados e reportados, pois é a partir deles que serão feitos os acompanhamentos de resultados e futuros planejamentos.
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