Meios de pagamentos
O protagonismo e a complexidade do delivery online
Mercado de entregas em domicílio já é tradicional, mas deixou de ser coadjuvante para tornar-se protagonista e vem se transformando
Assim como as pessoas, as marcas têm (ou devem ter) uma personalidade única. Quem é você? Como sua marca se comunica? Descubra o tom de voz da sua marca, isto é, estabeleça como a sua empresa vai interagir com o público para ter sempre conteúdo e ofertas mais alinhadas com o que ele demanda, proporcionando boas experiências para conquistá-lo.
A marca deve passar credibilidade ao público para inspirar confiança, gerar engajamento dos clientes e transformá-los em fãs. Portanto, é crucial definir o tom de voz ideal para essa comunicação, enriquecendo as experiências dos consumidores com sua marca e oferecendo a eles ainda mais informação sobre os valores que você quer transmitir.
Quem percorre sua loja física? Quem são as pessoas que acessam seus canais de comunicação como blog, redes sociais, etc.? Como esse público interage com a sua marca? Quem consome o conteúdo que você oferece? Essas e (muitas) outras perguntas devem ser feitas e respondidas: o objetivo é conhecer profundamente o seu cliente e suas demandas.
Afinal, ele está no centro de tudo: é a confiança e a preferência dele que a sua marca busca, é com ele que sua empresa procura se comunicar da melhor forma. Assim, entendê-lo, saber de onde ele vem, o que ele quer, como prefere pagar, em que plataformas é mais atuante, que tipo de conteúdo o atrai, é fundamental para que sua estratégia omnichannel traga ótimos resultados.
Marina Pereira, gerente de P&D da GS1 Brasil
No mundo single channel, ao consumidor só havia uma opção: ir até a loja. O multichannel veio trazer mais facilidade ao cliente, oferecendo mais canais de comunicação com processos rápidos e simples – o telefone, por exemplo – e informações fragmentadas. O crosschannel interligou e cruzou as informações, tornando mais cômodo o processo de compra – mas ainda sem unificação dos canais. Agora, em plena era da informação, a palavra de ordem é integração.
E isso tem tudo a ver com ser omnichannel, isto é, mais do que simplesmente realizar uma compra, o que interessa aqui é a experiência com a marca. O varejo deve usar inteligência para atender a visão holística do consumidor, para quem o mundo já é omnichannel: ele não vê mais diferença entre loja física e virtual, enxerga a marca e espera que ela o atenda e interaja com ele no mesmo tom, com a mesma agilidade, do mesmo modo e oferecendo as mesmas informações, preços e condições, seja qual for o canal utilizado.
As informações que você precisa estão nos dados internos e externos captados pela sua empresa e equipe. Os rastros que o público deixa na internet, as interações dos consumidores com a marca (e com a concorrência) por meio de sugestões, opiniões, críticas e recomendações: tudo é informação que, bem analisada e trabalhada, pode gerar insights poderosos para alinhar e aperfeiçoar ainda mais o relacionamento com o público.
Testes, podcasts e quizzes, newsletters, artigos, ebooks e outros conteúdos ricos podem ser oferecidos ao público e, para acessar esse material, o cliente deixa seu e-mail, cidade ou outras informações solicitadas pela marca. Assim, seu e-commerce vai construindo perfis precisos e relacionamentos sólidos com clientes que podem vir a ser fãs da marca. É importante, ainda, mencionar o cuidado necessário para lidar com os dados dos clientes com segurança e confidencialidade – e deixá-los saberem que existe essa preocupação.
Para que tudo funcione com perfeição, é muito importante que todas as equipes e áreas estejam a par do que acontece. Os objetivos, as ações, as estratégias e as metodologias do negócio têm que ser claras para todos, de maneira que entendam os valores e a missão da empresa, possam trabalhar integrados e contribuir ativamente para o melhor resultado da organização.
Os colaboradores também são uma fonte importante de informações, pois estão muito próximos dos clientes – e eventualmente têm contatos com a concorrência ou seus consumidores. Para interagir com excelência com esse consumidor informado e empoderado, sua equipe também deve ser capacitada e bem informada, transmitindo confiança, segurança e gerando credibilidade.
É importante posicionar bem o seu e-commerce neste mercado digital tão concorrido. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender por que é chegada a hora de você decidir tornar seu varejo omnichannel.
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