Farmácias e drogarias
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Você já se perguntou quanto vale o tempo do seu cliente? Se ainda não, é bom começar a se questionar!
Uma pesquisa realizada pelo Olist mostrou que 89% dos varejistas que atuam por meio de marketplaces planejavam aumentar seu faturamento em 2018. Mas para isso é importante expor seus produtos no local certo, não é? Escolher o marketplace mais adequado é fundamental para ter sucesso em conversões de vendas, verificando com cuidado as possibilidades oferecidas e escolhendo aqueles locais que reúnem o público da sua loja.
Por exemplo, se o seu negócio trata de artigos esportivos variados, um marketplace como Centauro ou Dafiti podem ser perfeitos. Mas se você trabalha apenas com calçados esportivos, a Netshoes será uma oportunidade mais adequada. Artigos de bazar? Pense nas Americanas ou Mercado Livre.
Procure estar sempre disponível para o seu público: conheça os diferentes marketplaces e escolha o melhor para você.
Um dos pontos mais importantes na gestão de um marketplace é cuidar para que todos os produtos sejam cadastrados de forma que nenhum deles venha a ser rejeitado porque o nome ou a descrição da mercadoria não foram reconhecidos, por exemplo. Especificações de tamanho, cor ou modelo podem causar problemas: lembre-se que se houver erro (dados ausentes, informações faltando ou duplicadas, etc.), o cliente não conseguirá encontrar os produtos que deseja.
É bom lembrar que o abandono de carrinho também é um risco caso o consumidor não sinta confiança naquilo que está comprando.Para evitar isso, é preciso prestar muita atenção às regras de cada canal de vendas, atendendo a todas as exigências do cadastro para não ter problemas na hora de colocar os produtos à venda. Veja aqui seis dicas para um bom cadastro de produtos.
Ao integrar um marketplace, seu negócio pode passar a ser “vizinho” da concorrência, com anúncios lado a lado. O que pode, aparentemente, ser uma desvantagem é, na verdade, uma oportunidade de se diferenciar dos concorrentes, seja com condições melhores (de pagamento, de entrega) ou por um estoque com mais opções, por exemplo.
Considere que, em um marketplace, seus esforços de marketing podem ser menores porque sua loja já está atrelada positivamente a uma boa posição nas buscas pela internet (afinal, os clientes já conhecem o site das Americanas, por exemplo, que acessam quando desejam fazer suas compras).
Longe de ser um motivo para investir pouco no marketing interno do seu negócio: o que estamos dizendo é que, em um marketplace, você pode concentrar seus esforços, justamente, em diferenciar-se da concorrência, aproveitando para gerar imensa visibilidade para o seu e-commerce.
Em tempos de omnicanalidade, o varejo deve usar a inteligência para atender a visão holística do consumidor. O cliente hoje não vê mais diferença entre loja física e virtual, ele enxerga a marca e espera que ela o atenda e interaja com ele no mesmo tom, com a mesma agilidade, do mesmo modo e oferecendo as mesmas informações, preços e condições, seja qual for o canal utilizado. Como lojista, você deve aproveitar a estrutura oferecida pelos marketplaces, utilizando o conhecimento que tem do seu cliente para atendê-lo sempre com mais qualidade.
Lembre-se que dos dados internos e externos captados pela sua empresa – como as trilhas deixadas pelos consumidores na internet, interações, manifestações, etc. – trazem as informações que, bem trabalhadas, ajudam a gerar insights para permitir alinhar e aperfeiçoar ainda mais o relacionamento com o seu público e – consequentemente – proporcionar um desempenho muito melhor para o seu negócio no marketplace.
Além da eficácia, é preciso ter cuidado também com a segurança no uso dos dados dos clientes. Seja transparente e deixe seu cliente saber como se dá a coleta e o uso de suas informações pessoais.
Você já entendeu que os marketplaces podem ser uma excelente fonte de novos clientes, possibilitando aumento nas vendas sem maiores complicações. Marketplaces existem para todos os nichos do mercado, constituindo um bom investimento para vender nas melhores vitrines. É uma estratégia que favorece a exposição positiva do seu negócio – mas para isso, você não deve abrir mão do auxílio da tecnologia para integrar seus esforços e ter resultados sempre melhores.
Se você quer desbravar esse mundo dos marketplaces, conte com parceiros estratégicos e soluções de tecnologia que utilizam a inteligência para ajudar você a explorar ao máximo o potencial de cada uma dessas vitrines virtuais em que você quer atuar. Plataformas como a Octopus possibilitam que o seu e-commerce evite vários riscos, como campanhas que não tenham o sucesso esperado.
É importante posicionar bem o seu e-commerce neste mercado digital tão concorrido. Não esqueça que a tecnologia é uma aliada fundamental para essas tarefas. Continue acompanhando nosso blog para obter sempre informações relevantes para a evolução do seu negócio.
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