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Encantar esse novo consumidor dinâmico e conectado não é uma tarefa fácil, mas totalmente possível quando você usa as estratégias certas: ou seja, a omnicanalidade. Entretanto, diferentemente do que ainda se pensa, relacionar-se com os clientes em diferentes frentes não é sinônimo de atender bem ou ser omnichannel.
Não basta apenas deixar diversos meios abertos para o consumidor interagir com a sua loja, permitir compras online e offline, ou que ele entre em contato pelas mídias sociais, por e-mail ou um 0800 e também pelo chat, e não ter consciência de que em todas essas situações é preciso ter uma coerência no discurso, no atendimento e nas respostas dadas.
É importante ir além do passo inicial da abertura de canais e procurar manter a essência da marca em todos os pontos de venda. Para isso, além de ter equipes preparadas para responder às questões e necessidades do consumidor e resolver seus problemas rapidamente, a empresa como um todo deve estar pronta para imprimir a mesma postura e qualidade no atendimento durante a jornada inteira da compra.
Outra dica para agradar os clientes com omnichannel é ter muito bem estruturado o discurso da empresa. A conversa com o consumidor precisa ter o mesmo tom e deve acontecer de forma clara, objetiva e agradável desde o momento que ele entra em contato pela primeira vez com a sua loja até a hora que ele decide comprar e passar por todas as fases do processo efetivo de compra, em qualquer dia ou hora.
O alinhamento de propósito e entendimento da marca deve ser o mesmo com o time de atendimento, vendas, compras, estoque, finanças e marketing. Assim como nenhuma informação sobre as políticas de entrega, preço e prazo (só para citar alguns exemplos) pode ficar perdida pelos corredores da empresa. Porque somente dessa forma é possível que todos saibam se posicionar com clareza e coerência frente ao público.
Sendo assim, quando um consumidor resolve interagir com a sua marca diversas vezes antes de fazer uma compra (momento pré compra) ele precisa encontrar o mesmo discurso e forma de tratamento. A linguagem da marca, desde os posts até os e-mails entregues, também precisa seguir certo padrão. E durante o procedimento de compra, tanto os atendentes no balcão quanto aqueles responsáveis por resolverem as dúvidas pelo SAC, devem estar com os discursos alinhados para que no momento pós compra, o consumidor se sinta satisfeito e totalmente confortável em retornar para comprar novamente na sua loja.
Um fator importante da omnicanalidade é atender às expectativas de um público consumidor cada vez mais informado. Na verdade, essa sempre foi (e sempre será) uma premissa do varejo. No entanto, é essencial entender que superar expectativas é um dos principais desafios quando se adota uma postura omnichannel.
Hoje, o mesmo consumidor vai até sua loja verificar como é determinada peça de roupa e o seu preço. Depois entra no e-commerce somente para conferir se o valor dessa mesma peça está igual ao da loja física. Ele volta na loja para experimentar e, depois de alguns dias, toma a decisão de compra, finalizando o pedido no ambiente online. Ou seja, para uma mesma compra ele está experimentando a sua loja em diferentes frentes e deseja ser bem recebido em todas elas.
Então, para atender a esse novo comportamento dos clientes é importante, primeiramente, saber que essa transição entre os canais de vendas da sua empresa é natural. Depois, que é preciso oferecer preços competitivos nos dois ambientes (on e off) e ter um discurso de venda e atendimento muito alinhado e qualificado, que faça com que aquela pessoa se sinta confiante para voltar a interagir com a sua loja mais vezes.
Para encantar o consumidor com omnichannel é importante deixar invisível todas os desafios que a empresa enfrenta quando passa a atuar em diversas frentes.
Por exemplo, o cliente não pode deparar-se com uma dificuldade para trocar um produto que ele comprou no e-commerce e deseja trocar na loja física mais próxima da sua casa. Muitas vezes, dois pontos de venda podem carregar o nome da mesma marca, mas não ter o estoque compartilhado, e esse é um problema que precisa ser resolvido antes mesmo de acontecer. Como? Centralizando o sistema de gestão de estoque, o financeiro e todas as ações de relacionamento com o cliente, permitindo a devolução ou troca em qualquer loja sem que ele perceba que existe essa transição entre o mundo físico e o digital.
Outra questão interessante é saber justificar porque o mesmo produto tem valores diferentes nos canais online e offline. O cliente pode ficar confuso (e insatisfeito) ao visitar a sua loja e verificar que o preço está diferente do que viu no e-commerce.
Além de ter uma estratégia muito bem elaborada para o atendimento em diversos pontos de contato. O consumidor deseja resolver suas dúvidas ou problemas com agilidade e objetividade, e o que não pode acontecer é ele encontrar diferentes discursos ou até mesmo maneiras de lidar com as suas questões quando procura ser atendido pela sua empresa, manda mensagens pelas mídias sociais e ao mesmo tempo por e-mail.
Ser omnichannel não significa ir além daquilo que a sua empresa pode oferecer e você precisa saber disso.
Ter a sua loja ativa em várias frentes, permitir que o consumidor se relacione com a empresa por diversos pontos de contato e promover diversas melhorias na sua jornada de compra são características comuns de quem adota a postura omnichannel. Mas nem sempre é possível atender a todos os desejos dos clientes. Às vezes por questões técnicas: no Brasil, por exemplo, existem empresas que ainda trabalham com soluções monocanal e isso atrapalha a transição para a omnicanalidade, ou por alguma outra carência, como contar com poucos CDs. E é importante deixar isso bem claro para os seus clientes.
Se você não pode resolver problemas complexos (somente aqueles mais simples, como uma dúvida sobre o preço de um produto) pelas mídias sociais, informe ao consumidor e ofereça outro caminho para que ele possa encontrar uma solução para o seu problema. Se o seu 0800 não estará disponível para atender o público 24 horas por dia nos sete dias da semana permita que os eles saibam disso e os conduza para um outro canal que vai ajudá-los a qualquer momento.
Esses são apenas alguns exemplos, mas a principal dica aqui é: ser claro em todos os canais, manter uma linearidade no discurso e ter condutas possíveis de serem cumpridas é o melhor caminho para agradar as pessoas. Portanto, não deixe que a falta de qualidade técnica ou uma informação mal explicada sirva para afastar os consumidores da sua loja. Encante seus clientes sendo sincero e omnichannel.
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