Transformação Digital
Vamos desligar o varejo?
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A base do sucesso de qualquer negócio é simples: despertar e manter o desejo dos consumidores. Em bares e restaurantes, isso significa atrair o maior número possível de clientes, atendê-los bem para que tenham uma experiência positiva e fazer com que consumam mais ao oferecer exatamente o que desejam.
Mas como aumentar o ticket médio com medidas simples? Separamos três segredos que podem mudar seu negócio:
Invista na agilidade do atendimento
As pessoas, de forma geral, têm cada vez menos tempo. Os compromissos, os estímulos de conexão e comunicação fazem com que todos estejamos sempre correndo e ansiosos pela próxima “fase” do dia.
Por isso, hoje, o aumento do ticket médio e das vendas estão totalmente relacionados à agilidade do atendimento e oferecer os itens certos ao cliente. Afinal, para manter o cliente satisfeito, é preciso atendê-lo rapidamente, facilitando o momento das suas escolhas e melhorando a sua experiência.
Como fazer isso?
→ Organize sua operação para mostrar o cardápio antes do momento do pedido. Isso pode ser feito por monitores sobre os caixas, com tablets de cardápio digital em cima das mesas, totens de autoatendimento ou mesmo com o tradicional cardápio físico. Essa medida agiliza o atendimento no caixa ou na mesa, empodera o cliente e tira a necessidade de sua equipe explicar os itens à venda.
→ Soluções de tablet e totens digitais para atendimento enviam os pedidos automaticamente para a cozinha, o que acelera a produção dos pedidos e reduz os erros. Com essas soluções, você pode expor imagens dos produtos na tela, o que facilita o momento da escolha e potencializa a venda sugestiva de outros itens que normalmente são negligenciados, como sobremesas e acompanhamentos.
→ Ofereça várias opções de pagamento, como por exemplo QR Code que já deixou de ser tendência e hoje é realidade, e invista em uma solução de gestão de caixa que agilize o momento da cobrança. Bons PDV’s simplificam processos, evitam erros de digitação a agilizam o fechamento da conta.
Reduza as filas
Muitas casas noturnas mantêm o salão vazio no começo da noite para deixar uma crescente fila do lado de fora. Isso serve como chamariz para clientes indecisos.
Mas, em um restaurante, nada pode estar mais longe da verdade. Segundo um levantamento feito pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, para 90% dos varejistas, as filas dificultam as vendas e diminuem os gastos dos clientes. Isso acontece porque grandes concentrações de pessoas tendem a despertar sensações negativas, que inibem a compra por impulso.
Por isso, é importante explorar os recursos e soluções do mercado para diminuir a espera e também o desconforto com esse momento improdutivo.
→ Invista no atendimento móvel para fazer o que chamamos de “papa fila” em operações balcão, colhendo os pedidos na fila para enviá-los diretamente para a cozinha, agilizando o preparo do pedido e reduzindo a espera do seu cliente.
→ Em operações de mesa, não deixe o cliente esperando ser atendido para fazer o seu pedido. Com a solução de cardápio digital, que substitui o cardápio físico e sem graça por tablets com fotos atrativas, induzindo maior consumação, seu cliente pode realizar o pedido por conta própria, otimizando o atendimento e melhorando a experiência de compra. É mais empoderamento para o seu cliente e aumento de ticket médio para o seu negócio.
→ Use totens de autoatendimento. Com esse investimento, você aumenta o volume de novos pedidos sem precisar abrir novos caixas. Essa tecnologia também reduz a pressão sobre o cliente para que faça um pedido rápido e permite que ele use seu tempo para visualizar os itens do cardápio na tela. As imagens tornam a hora da decisão mais atrativa e propensa a compras adicionais, sendo isso reforçado por meio de vendas sugestivas.
Explore as vendas por impulso
Nós compramos por dois motivos: porque precisamos de algo ou para aproveitar uma oportunidade, ou seja, de forma não planejada. Assim, o segredo do aumento do ticket médio da sua loja passa por entender o que leva seu cliente a comprar por impulso.
Segundo estudos de marketing, as compras adicionais são resultado do disparo de gatilhos mentais, sendo os principais: escassez, curiosidade e simplicidade. E, conhecendo esses gatilhos, você pode definir promoções e ações que incentivem uma compra maior do que seu cliente racionalmente tinha planejado.
→ Escassez: a possível falta de um item desperta o interesse do consumidor. Esse gatilho é a base de promoções como os cardápios especiais para determinados dias da semana ou aquelas no modelo “últimos dias do item no cardápio”.
→ Curiosidade: ávidos por novidades, os consumidores estão sempre prontos para provar uma nova sobremesa ou prato sazonal. Por isso, mantenha o hábito de revisar seu cardápio para retirar itens que não performaram bem e substituí-los por novidades atrativas. E, sempre que isso acontecer, não esqueça de promover o novo prato.
→ Simplicidade: tenha em mente que seu cliente está em busca de facilidade. Ele quer comprar em menos tempo, pelo menor preço, o melhor produto, mas sem precisar procurar muito por isso. Essa é a base de ações de cross selling. Ao oferecer um combo, você dispara esse gatilho mental, aumentando o ticket médio, ao mesmo tempo em que deixa o comprador mais satisfeito.
Para que você seja capaz de gerir e mensurar com precisão suas campanhas promocionais e programas de fidelidade, é vital ter uma ferramenta que automatiza processos e permite flexibilidade para fazer ajustes ágeis durante o percurso. Entenda como temos ajudado a Boali a conquistar melhores resultados com suas campanhas.
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