Fiscal
Dia do Consumidor: já definiu a estratégia para o seu ecommerce?
Considerada a nova Black Friday, a oportunidade pode alavancar as vendas do primeiro trimestre Em um mercado competitivo e ágil
Portanto, estamos diante de clientes interessados em comprar, mas que também têm uma infinidade de informações e opções na palma da mão. Eles têm a internet e todas as possibilidades da tecnologia a seu favor e, na hora da compra, querem uma experiência completa, tanto online como offline, com agilidade e sem ruptura na jornada. Para atender às suas expectativas, o varejista deve se preocupar em oferecer uma experiência completa, muito além das promoções.
Neste cenário, já não existe espaço para sistemas desconexos, o comércio precisa ser cada vez mais omnichannel para alcançar os consumidores onde eles estão. Pensando nisso, elencamos três pontos-chave para adotar uma estratégia omnichannel durante a Black Friday – e no restante do ano também. Confira:
O conceito de omnichannel é mais complexo do que apenas disponibilizar aos clientes várias possibilidades de contato. Estamos falando da integração real entre online e offline, ou seja, para ser verdadeiramente omnichannel tanto na Black Friday como em outras épocas do ano, seu negócio deve trabalhar de forma interligada.
Para ser omnichannel, é preciso ter o controle do negócio como um todo, seja a loja física, franquias, ecommerce ou marketplace. Com o sistema integrado, é possível atender às necessidades de clientes que desejam encontrar os mesmos preços nas lojas online e física, comprar online e retirar ou fazer uma devolução presencialmente. E com o aumento da demanda devido à Black Friday, contar com uma solução ágil e que calcule o frete de forma inteligente aumentará potencialmente suas chances de venda, otimizando a logística e reforçando as possibilidades de relacionamento com os clientes.
Para adotar de forma satisfatória o conceito de omnicanalidade, é importante ter em mente que o consumidor tem muitas opções de escolha e a facilidade da compra, e isso o torna empoderado.
Ele tem múltiplas possibilidades à sua disposição: comprar no ponto de venda (PDV) físico e receber em casa, ir até uma loja física para experimentar um produto e finalizar a compra pelo celular, comprar no site e retirar na loja. São muitas as opções, e para atrair esse cliente, é essencial que seu negócio disponibilize essa variedade de alternativas de forma fácil e eficiente.
De acordo com informações do Reclame Aqui, o principal problema apresentado pelos consumidores na Black Friday de 2018 foi o atraso nas entregas, com um índice de 33% de reclamações. Ou seja, mesmo no caso da compra online, oferecer fretes mais baixos e/ou a possibilidade de retirada em loja, por exemplo, pode ser um diferencial importante para o cliente fechar a venda.
A falta de um produto na loja, seja ela online ou física, também é um fator que impacta a percepção do cliente sobre uma marca, principalmente durante a Black Friday, quando a demanda é maior e muitos produtos acabam sendo vendidos com maior velocidade. Mas com um sistema omnichannel, é possível sanar esta ruptura de estoque, pois, como o sistema é integrado, o lojista pode trabalhar com o chamada “prateleira infinita”, sabendo exatamente o estoque de todas as lojas, podendo usar os seus estoques como um apoio do ecommerce e vice-versa. . Assim, além de cada loja virar um mini centro de distribuição e aumentar a facilidade logística da operação, há maior giro de produtos no estoque.
A Black Friday já se tornou uma data bastante concorrida no varejo. Por isso, investir em um site de fácil navegação, em um ecommerce robusto e seguro, estar presente nas mídias sociais, anunciar online (principalmente se você estiver vendendo em marketplaces) e antecipar suas campanhas de desconto são estratégias bastante efetivas para chamar a atenção dos clientes. E essa preparação também vale para a loja física.
Organize sua vitrine para destacar os produtos que quer vender mais. Pense na circulação dentro da loja de forma que os clientes consigam caminhar sem barreiras e tenham fácil acesso às mercadorias. Junto a isso, aproveite a visibilidade dos marketplaces para aplicar sua estratégia omnichannel, exibindo produtos que estejam no estoque tanto da loja física quanto do centro de distribuição para entregá-los ao cliente de forma rápida e eficiente.
Linx OMS: verdadeira experiência omnichannel
A Black Friday é uma excelente oportunidade para seu negócio, e para aproveitá-la ao máximo, contar um software de gestão eficiente é essencial. Para isso, a Linx Digital oferece a solução Linx OMS, sistema de gerenciamento de pedidos que facilita a gestão de múltiplos canais de uma rede de lojas no que se refere a reservas de produtos, vendas e entregas de pedidos. Entre as vantagens de contar com o Linx OMS para sua loja durante a Black Friday, estão:
Conte com as soluções da Linx Digital para oferecer uma experiência completa aos consumidores e garantir sucesso em qualquer época do ano.