Transformação Digital
Vamos desligar o varejo?
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O título é a peça chave da estratégia de SEO. Sempre busque um título que descreva, em poucas palavras, o conteúdo primordial da sua loja e que seja totalmente condizente com o conteúdo apresentado no site. O ideal é que ele tenha, no máximo, 63 caracteres, para que apareça sem cortes. O nome da marca pode vir antes ou depois do título, dependendo do seu nicho de atuação.
A meta-description nada mais é do que uma informação concisa (no máximo 150 caracteres) que informa o usuário, ainda na página de busca, sobre o conteúdo da publicação ou da página. Dessa maneira, a pessoa já tem uma noção mais precisa, o que influencia na sua decisão de clicar ou não no link. Para ser eficiente, a meta-description tem que informar e, ao mesmo tempo, instigar a curiosidade do usuário.
São aquelas que, ao serem lidas, informam sobre o conteúdo publicado. Os mecanismos de busca entendem URLs amigáveis como uma característica benéfica, e o ranqueamento tende a ser favorecido com isso.
Quanto mais referências a outros produtos e artigos da sua loja você fizer em determinado conteúdo, maior relevância a página terá para os mecanismos de busca, o que ajuda a melhorar o seu posicionamento. De quebra, por meio dessa estratégia, é possível estimular o cliente a passar mais tempo dentro do seu site, “pulando” de um conteúdo ou produto a outro por meio dos links.
Não basta seguir todas as estratégias descritas acima se o conteúdo do seu site não for de qualidade. Fique atento a detalhes que melhoram a experiência do usuário e, consequentemente, o ranqueamento da página nos motores de busca.
Evite copiar e colar descrições de fabricantes de determinado produto diretamente do site da empresa. Os robôs costumam punir sites com conteúdos duplicados. Reescreva o conteúdo com suas palavras, de maneira informativa e clara.
Da mesma forma, utilize recursos visuais, como fotos e vídeos, faça comparações entre produtos, redija guias de compras e artigos relevantes para os seus consumidores.
Outra estratégia de SEO que auxilia bastante o ranqueamento da sua loja é pedir reviews e comentários dos usuários após a experiência de compra. Quanto mais reviews a página ou o produto tiver, melhor será o posicionamento nos mecanismos de busca.
Por mais que você escolha um nicho bastante específico para atuar no mercado de e-commerce, é praticamente impossível que você não tenha absolutamente nenhuma concorrência. Em função disso, é bastante válido buscar maneiras de diferenciar o seu produto ou a sua marca, de forma a atrair os clientes para a sua loja virtual.
Para isso, pergunte-se: como é possível inovar dentro da proposta desse produto ou serviço? O que as concorrentes não oferecem e eu posso oferecer? É importante que fique claro que, para se diferenciar, não é necessário que você insira, no mercado, algo totalmente inédito — isso acontece em raras ocasiões, inclusive.
Seus esforços têm que se concentrar em criar alternativas mais atraentes dentro do que já existe. Isso pode ser feito até mesmo na sua maneira de se relacionar com o cliente, proporcionando uma experiência de compra diferenciada ou oferecendo conteúdos e descontos exclusivos.
Bote a imaginação para funcionar e diferencie o seu negócio dos demais! Dessa maneira, você vai criar autoridade no mercado e aumentar o potencial competitivo e a sustentabilidade do seu negócio no médio e no longo prazo.
Uma das maiores reclamações de consumidores que costumam comprar produtos de lojas virtuais refere-se aos atrasos na entrega dos produtos e à burocracia referente às reclamações e aos cancelamentos. Em função disso, é imprescindível montar uma base logística eficiente para o seu e-commerce, aumentando, assim, a satisfação dos seus clientes.
Dependendo das formas de envio disponibilizadas no seu site, o prazo de entrega dos produtos varia imensamente. Jamais prometa a entrega em um prazo que você não tem certeza se será capaz de cumprir! E leve sempre em consideração que, em datas comemorativas como o Natal, por exemplo, os Correios e as demais empresas de entrega costumam estar sobrecarregadas, o que pode atrasar o recebimento dos produtos.
Além disso, mantenha um canal de comunicação eficiente e transparente com sua clientela. E-mails confirmando a saída do produto para entrega ou eventuais contratempos no transporte são muito bem vistos pelos clientes.
Do mesmo modo, facilitar a vida dos clientes que desistiram da compra, independentemente dos motivos apresentados, é uma maneira de fidelizá-los, mesmo que isso pareça contraditório. Como muitas lojas virtuais dificultam esse processo, ele se lembrará de como foi tratado por sua empresa e voltará assim que sentir necessidade de comprar os produtos que você oferece.
Ao montar um sistema logístico eficiente de entrega de produtos e reposição de estoque da sua loja virtual, a visibilidade e a boa imagem da sua empresa estarão garantidas. Por isso, fique bastante atento a essa questão!
Como citamos no item anterior, uma boa estrutura logística é imprescindível para o sucesso da sua loja virtual. Porém, apesar de todas as falhas e reclamações referentes a esse assunto serem responsabilidade sua, elas podem não ter nada a ver com erros seus!
A má escolha de parceiros e fornecedores diretamente envolvidos nos processos da sua loja virtual pode gerar muitas dores de cabeça, já que você é o responsável por responder pelas falhas deles caso haja alguma reclamação. Por isso, trate de selecionar muito bem seus parceiros e fornecedores, viu?
Fornecedores que entregam dentro do prazo e que possuem um catálogo sempre atualizado, com todos os produtos disponíveis para a reposição do seu estoque, assim como empresas de transporte que não atrasam os pedidos e que entregam os produtos intactos e em bom estado, são peças chave quando o assunto é demonstrar profissionalismo e seriedade aos seus clientes.
Além disso, boas parcerias costumam gerar vantagens em relação à negociação de prazos de pagamentos, descontos e muitos outros benefícios para todos os interessados. Invista em parceiros e fornecedores sérios e de confiança, e colha os frutos antes do que imagina!
Todos os grandes “gurus” do mercado de e-commerce são categóricos ao afirmar: é muito mais vantajoso e barato para a empresa investir na fidelização de clientes do que na prospecção de novos. Clientes fiéis, além de sempre comprarem de você, ainda indicam a sua marca para amigos e parentes.
É o poderoso marketing boca a boca, que além de não gerar custo algum ao seu negócio, ainda traz pessoas muito mais propensas à compra à sua loja. Ou vai dizer que você não confia na opinião de seu melhor amigo quando ele indica algum produto ou serviço?
Por isso, invista pesado em estratégias de fidelização dos seus clientes. Isso pode ser feito de diversas maneiras, e quanto mais estratégias você utilizar em conjunto, melhor. Desde a preocupação em proporcionar uma boa experiência ao usuário, com um site responsivo, agradável ao olhar e sem demasiadas interrupções e redirecionamentos durante o processo de compra, até a manutenção de um bom relacionamento pós-venda, com o envio de artigos de interesse para a pessoa e ações eficientes de e-mail marketing, podem ajudar imensamente na fidelização.
Do mesmo modo, criar clubes de assinaturas ou de vantagens, como o acúmulo de pontos em um cartão fidelidade — que podem ser trocados por produtos da loja — ou listas VIP — que oferecem descontos exclusivos para os seus melhores clientes — são estratégias eficientes para fidelizar os consumidores. Porém, lembre-se que os descontos e as premiações têm que possuir um valor real para as pessoas, ok? Esqueça a história de que dar chaveiros ou bonés com o logo da empresa vai fazer seus clientes voltarem. Ninguém mais cai nessa!
Apesar de o mercado de e-commerce no Brasil ainda estar em plena expansão, com muitos nichos a serem abertos, a realidade é que a concorrência no setor aumentou consideravelmente nos últimos anos. Associado à competitividade mais acirrada, temos também um consumidor mais exigente e atento, que sempre pesquisa e busca as melhores referências de compra.
Em função disso, para que você possa se sobressair nesse mercado, é necessário criar e planejar estratégias eficazes, que façam com que sua marca seja alavancada e conquiste, a cada dia, mais clientes. Como fazer isso? Sem dúvida, a melhor opção é utilizar o marketing digital a seu favor.
É essencial que a sua loja virtual tenha um planejamento de marketing digital bem estruturado e eficiente, e existem muitas estratégias para lograr esse objetivo: investimento em marketing de conteúdo — por meio da criação de um blog e da publicação de artigos relevantes para os clientes —, de campanhas de e-mail marketing, da presença consistente nas redes sociais, da criação de programas de fidelidade, entre muitos outras.
Por meio dessas ações, sua loja passará a ser vista como uma autoridade no ramo, ficando na memória das pessoas. Além disso, ao estreitar seus laços com clientes e potenciais clientes, você cria uma relação de confiança sólida, atraindo e convertendo leads — e, mais do que isso, fidelizando de vez as pessoas que já compraram no seu site.
Ao contrário de outros países, o setor de e-commerces no Brasil ainda possui grandes possibilidades de expansão e crescimento, com diversos nichos a serem desbravados e muitos outros com baixa concorrência. Ou seja: as chances de sucesso para quem deseja empreender nesse ramo são muitas!
Porém, como você viu ao longo deste post, para ter sucesso nessa área é necessário atuar com bastante seriedade e profissionalismo, enxergando a loja virtual como ela é verdadeiramente: uma empresa. E como toda empresa, para que ela cresça e se consolide no mercado, boas doses de planejamento e investimentos em logística, estrutura, marketing e fidelização são essenciais.
Por isso, se você deseja ter um e-commerce de sucesso, fique atento às dicas descritas neste artigo, colocando-as em prática, uma a uma. Acredite: você colherá os frutos dessas ações muito antes do que imagina!